segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

5 dicas para promover o bem-estar no trabalho


Por Mariana Iwakura

Não há muito o que discutir: funcionários saudáveis produzem mais, faltam menos e geram menos gastos com plano de saúde. Mesmo que o empreendedor não tenha grandes recursos para aplicar no bem-estar dos seus empregados, há diversas atitudes que pode tomar para valorizar a saúde da equipe. Confira dicas compiladas pela revista Inc.

1. Valorize o exercício físico. Transforme sua empresa em um espaço ativo. Se você pode fazer reformas, considere construir um espaço para armazenar bicicletas. Ou ofereça um vestiário para os funcionários que queiram malhar na hora do almoço. Se não consegue fazer mudanças estruturais, implemente um grupo de caminhada e ofereça incentivos aos empregados participantes. Faça uma parceria com a academia do bairro.

2. Informe. Almoços e seminários são oportunidades para ajudar os funcionários a aprender mais sobre hábitos saudáveis. Traga especialistas que possam ensinar receitas, como manter hábitos saudáveis em viagens e maneiras rápidas de lidar com o estresse. Se você dispuser do espaço, contrate um professor de ioga ou ginástica para aulas na hora do almoço.

3. Invista em incentivos. Programas de incentivo oferecem prêmios – financeiros ou não – aos funcionários que mantêm hábitos saudáveis. Uma maneira de fazer isso é cobrir uma parcela maior do plano de saúde dos funcionários que batem algumas metas, como taxa de açúcar no sangue e pressão saudáveis.

4. Dê opções para aplacar a fome. No trabalho, quando bate aquela fome, é fácil pegar o que está mais perto. Por isso, ofereça aos empregados lanches como frutas secas, suco e nozes, no lugar de refrigerantes.

5. Fique de olho na saúde mental. O estresse pode estar ligado a doenças do coração, pressão alta e distúrbios do sono. No trabalho, pode levar a ineficiência, insatisfação com a função e faltas. Considere oferecer auxílio a funcionários que tenham problemas financeiros, estresse ou depressão. E encoraje os empregados a fazer pausas durante o dia para caminhar, conversar com um colega ou tomar um ar fresco do lado de fora do prédio.