quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Petrobras abre primeiro poço na Paraíba


A Petrobras já iniciou a perfuração de um poço para extração de petróleo no Sertão do Estado da Paraíba. A atividade foi iniciada na última terça-feira, 21, na região do povoado de Melancias, no município de Santa Helena.
Operadores das máquinas instaladas na localidade informaram ontem que a perfuração do primeiro poço de petróleo na bacia do Rio do Peixe já havia ultrapassado a profundidade de 200 metros. Os técnicos já teriam detectado vestígios de gás no poço e a estimativa é de que pode jorrar petróleo antes da profundidade atingir os mil metros. Não existe previsão de uma data certa para que o petróleo comece a jorrar, mas os operários acreditam que em mais 15 ou 20 dias é possível se chegar ao poço do minério.
Os dados técnicos sobre a perfuração do primeiro poço no Sertão da Paraíba, segundo operários que trabalhavam no canteiro neste domingo, só podem ser liberados pela assessoria de imprensa da Petrobras, mas é possível se perceber a existência de uma grande mobilização de máquinas, técnicos e operários na localidade. Além do maquinário próprio à atividade de perfuração, dezenas de caminhões, tratores e outras máquinas são vistas no canteiro e nos arredores da obras