domingo, 1 de agosto de 2010

Empresário inventa máquina para assar pizzas e faz sucesso com eventos


Em São Paulo, um empresário desenvolveu uma máquina a gás para assar pizza. O equipamento é barato, pode ser usado para degustações em pequenos espaços ou ajudar você a agregar valor aos seus negócios. Conheça a novidade! Na prática maquininha de assar pizza, o tempo de preparo é de apenas três minutos. O empresário Edwight Roosevelt é o inventor dela. Ele investiu R$ 40 mil e alguns meses para chegar ao modelo ideal. A invenção surgiu há quatro anos e virou um negócio lucrativo. “Eu fiz o primeiro forno. Ele era infinitamente artesanal, utilizando coisas que eu tinha dentro de minha garagem, que eram coisas que haviam sobrado de minha oficina. Comecei a fazer a pizza na casa dos amigos. E aí, ‘faz um forno pra mim’, outra pessoa: ‘faz um forno pra mim’, enxerguei nisso um nicho de mercado para ser explorado”, conta o empresário Edwight Roosevelt. Toda a produção é terceirizada em uma metalúrgica. A chapa de alumínio passa por diversas etapas até ganhar forma. Depois, as peças recebem polimento e são montadas. “Ele trouxe a peça prs cá e a gente deu uma olhada nela. Depois, verificamos que poderia fazer um design melhor dela e aí ele concordou. Fizemos um design melhorado, ele gostou e nós começamos a desenvolver para ele”, relembra o dono da fábrica, Renato Trofa. A produção final da peça é feita no escritório do empresário Edwight Roosevelt. A máquina de assar pizza recebe mangueira, registro do gás, queimador e uma base refratária. Uma novidade para baratear o custo da fabricação. “Atualmente estou usando uma pedra como base, mas também estou usando uma cerâmica que pesa bem menos e é atóxica”, informa Edwight. A máquina é prática e o funcionamento simples. Basta instalar o equipamento a um botijão de gás. Com o queimador aceso, a pedra da base aquece e a massa é assada como em um forno a lenha. “Verifiquei que a demanda por esse tipo de produto é muito grande. Senti que eu poderia realmente suprir esse mercado com esse meu forno e com um custo infinitamente menor do que existe por aí”, afirma o empresário. Edwight pesquisou o mercado e realizou vários testes até começar a vender. Cada máquina custa R$ 430 e as vendas são feitas pela internet. Ele chega a vender 30 unidades por mês e o faturamento chega a R$ 14 mil. E agora, o empresário já ampliou a clientela. “Eu tenho vendido para o Brasil inteiro. Já vendi para o Rio Grande do Sul, Manaus, Recife, Bahia, para todo o Brasil eu tenho sido procurado. As pessoas que veem funcionando, enxergam a praticidade do meu invento”, afirma orgulhoso o empresário.
A máquina desenvolvida por Edwight é portátil, pesa 5,5 kg e pode funcionar em qualquer espaço. Além disso, a vantagem está na economia. O consumo de gás é baixo. Com um botijão de apenas 2 kg é possível assar mais de 400 pizzas.
Do PEGN