Não tenho dúvidas que depois das aulas de Estratégia Organizacional a minha estratégia na empresa se tornou mais precisa. Como aprendemos no curso, devemos ter um foco, um objetivo, e é errôneo tentar conquistar o cliente por vários fatores: custo do produto, diferenciação e enfoque. Devemos focar em um desses fatores e ir à luta.
A minha estratégia na Econômico Variedades é a do baixo custo, essa é a estratégia que sigo desde o começo da empresa. Apesar de, como escrevi no início do texto, estar sempre tentando atender da melhor forma os meus clientes e passando isso para os meus funcionários, usando assim também a estratégia de diferenciação. Pois um grande problema na estratégia de custo é que na grande maioria dos casos o cliente não é fiel, pois ele “corre atrás” do melhor preço, não enxergando assim os valores agregados da minha empresa, portanto corre o risco do cliente não enxergar que a Econômico Variedades também apresenta um diferencial de mercado.
No começo da empresa optei por seguir a estratégia de custo por acreditar que esta seria a de custo mais baixo, já que comecei sem muito capital.