quarta-feira, 30 de junho de 2010

Corte não afeta comprimento máximo de pelos e fios de cabelo



"O cabelo é morto; cortá-lo não envia nenhum sinal ao folículo capilar", diz médico
Pergunta: O cabelo da cabeça cresce sempre, aparentemente sem limite, mas o pelo da perna parece crescer até certo tamanho e então para. Um pelo aparado “sabe” de alguma forma como crescer novamente até seu tamanho máximo?
Resposta: “Cortar ou aparar o cabelo não produz efeito sobre seu ciclo ou comprimento máximo”, disse Dr. Richard D. Granstein, presidente do departamento de dermatologia do New York-Presbyterian Hospital/Weill Cornell Medical Center. “O cabelo é morto; cortá-lo não envia nenhum sinal ao folículo capilar”.
O comprimento do cabelo, até mesmo da cabeça, não é ilimitado, mas é determinado por quanto tempo os folículos capilares de determinado local em determinado individuo estão na fase anágena (em crescimento) do ciclo capilar, disse Granstein. Quanto mais longa a fase anágena, mais longo o cabelo. No couro cabeludo, pode ser de dois a seis anos. Onde o pelo é mais curto (área do bigode, sobrancelhas, braços, pernas etc), a anágena é curta, de algumas semanas a três meses.
A anágena é seguida por uma fase regressiva chamada de catágena, de duas a três semanas, e por uma fase estacionária, telógena, de cerca de três meses. O folículo então reinicia a fase anágena, um novo pelo cresce e o antigo é eliminado.
O motivo pelo qual o cabelo cresce a tamanhos diferentes em partes diferentes do corpo não é conhecido. Uma explicação possível, dizem outros cientistas, é que um ciclo independente para cada folículo é estabelecido enquanto o embrião está se desenvolvendo e persiste ao longo da vida.

Por C. Clairborne Ray