terça-feira, 11 de maio de 2010

Pesquisa de reputação acadêmica da Thomson Reuters demonstra alto nível de envolvimento da comunidade acadêmica global‏


FILADÉLFIA e LONDRES, PRNewswire/ -- A Thomson Reuters, autoridade em análise de pesquisa e dados de citação de suporte por mais de meio século, anunciou hoje os resultados preliminares de sua Pesquisa de reputação acadêmica. Além de analisar as respostas recebidas de acadêmicos profissionais de vários lugares do mundo, a pesquisa também recebeu uma excelente amplitude de resultados de diversas áreas do conhecimento. Milhares de respostas foram recebidas em seis áreas do conhecimento: engenharia e tecnologia; ciências físicas; ciências biológicas; clínica, pré-clínica e saúde; ciências sociais; e artes e humanidades. Aproximadamente um terço dessas respostas veio da Ásia, incluindo uma sólida representação da China e Japão. "Estamos especialmente satisfeitos com o número de respostas da região da Ásia-Pacífico", afirmou Jonathan Adams, diretor de avaliação de pesquisas na Thomson Reuters.
"Pelo fato de outras pesquisas terem sido criticadas por representar em demasiado a América do Norte e Europa, tomamos um cuidado especial no sentido de equilibrar melhor a representação regional". No intuito de considerar particularidades de idioma e tradução, a Pesquisa de reputação acadêmica foi oferecida em oito línguas: japonês, chinês simplificado, espanhol, francês, alemão, português do Brasil, português europeu e inglês. "Curiosamente, a afiliação do país nem sempre previa o uso do idioma", acrescentou Adams. "Por exemplo, muitos participantes lotados nos Estados Unidos fizeram a pesquisa em chinês -- ilustrando uma comunidade acadêmica global altamente móvel". A Pesquisa de reputação acadêmica é parte do Projeto de perfis institucionais globais da Thomson Reuters. A iniciativa criará perfis baseado em dados de instituições de pesquisa globalmente significativas -- combinando feedback de reputação, produções acadêmicas, modelos de citação, níveis de financiamento, e características do corpo docente entre as disciplinas em um banco de dados abrangente. O conjunto de dados pode ser agrupado e analisado de acordo com diferentes especificações, fornecendo às organizações informações personalizadas para avaliar e comparar seu desempenho e esforços de apoio a fim de garantir financiamento para pesquisas. Os dados reunidos para o Projeto de perfis institucionais globais também ajudará a informar os influentes World University Rankings da Times Higher Education. A Thomson Reuters continuará analisando e veiculando os resultados detalhados da Pesquisa de reputação acadêmica nos próximos meses. Para maiores informações, acesse http://science.thomsonreuters.com/globalprofilesproject .