sábado, 27 de março de 2010

Pesquisa mostra que 30% das MPEs compram ou vendem pela internet


Apesar de não admitir, maioria dos empresários não faz negócios por desconhecimento das ferramentas, diz superintendente de marketing da Associação Comercial de São Paulo, Sandra Turchi

Pesquisa inédita divulgada nesta quinta-feira (25) pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP) revela que cerca de 30% das micro e pequenas empresas da capital paulista já compram ou vendem pela internet. O número ainda é muito baixo em relação às grandes empresas, principalmente as redes de varejo, que concentram boa parte de suas operações de venda pela internet. A pesquisa, concluída em janeiro de 2010, realizou 500 entrevistas com gestores de empresas de todos os segmentos na cidade de São Paulo. O maior percentual de empresas que fazem negócios pela rede é no setor industrial, que também lidera o item de vendas on-line (135). Os segmentos de serviços e comércio atacadista representam 16% e 15%, respectivamente. Dos 70% que não realizam negócios pela internet, cerca de 47% declarou que não o fazem por falta de necessidade de usar este canal. Apenas 19% admitem falta de estrutura e conhecimento para utilizar as ferramentas de comércio eletrônico. A superintendente de marketing da Associação Comercial, Sandra Turchi, desconfia dessas respostas. “Muitos entrevistados dizem que não se interessam pela internet por total desconhecimento de como usar a ferramenta, mas não querem admitir na pesquisa”, diz
Da Agência Sebrae de Notícias