terça-feira, 23 de março de 2010

Escritórios de advocacia se aperfeiçoam quando a recessão reduz o tamanho do setor jurídico‏

Um novo relatório alerta os escritórios de advocacia sobre a necessidade de se modernizarem ou perderem poder em relação aos advogados que integram o departamento jurídico dos clientes. O relatório, que pesquisou as opiniões de 130 Procuradores Gerais e 80 sócios de escritórios de advocacia, revela que 78% acreditam que a recessão terá um impacto duradouro sobre a profissão, e desta forma valor e eficiência são agora itens não negociáveis quando um cliente procura os serviços legais. O relatório -- 'Law firm of the 21st century - The clients' revolution' ('Escritórios de advocacia do século 21 - A revolução dos clientes') -- encomendado pelo escritório de advocacia internacional Eversheds, também revela que a recessão tem tido um impacto significativo sobre como os escritórios de advocacia do 'círculo mágico' são vistos, com pouco mais da metade (51%) dos clientes e 46% dos sócios citando o termo como defunto. Quando perguntados se esta revisão em relação à tradicional hierarquia dos escritórios de advocacia seria bem-vinda para o mercado, uma esmagadora porcentagem de 94% dos clientes e 81% dos sócios concordaram. Embora a recessão provou estar sendo um catalizador fundamental para esta mudança, o relatório também destaca diversos outros fatores que têm contribuído. O principal fator identificado por mais de um terço (37%) de todos os respondentes foi a globalização, particularmente a mudança para o Oriente, com muitos líderes de escritórios de advocacias internacionais, bem como outros setores empresariais, considerando mudar suas sedes do Ocidente para o Oriente. Um motivo adicional para a mudança é o crescimento do status e o profissionalismo do advogado interno (35%). Três quartos (74%) dos Procuradores Gerais disseram que eles agora ocupam um papel de conselheiro sênior comercial mais efetivo em suas companhias em comparação ao que se verificava antes da recessão, com 55% assumindo mais responsabilidade para a governança corporativa. A tecnologia foi também um fator para a mudança -- mais de metade dos clientes (58%) vêm usando tecnologia para prestar serviços jurídicos com mais eficiência. O Ato de Serviços Legais, para os advogados ingleses, foi visto como tendo menos impacto, com apenas 8% acreditando que isto teria um impacto transformador.