sábado, 27 de fevereiro de 2010

Pastel tamanho família


Donizete Aparecido da Silva fez o seu trailer na entrada da cidade de Bertioga se transformar na rede Pastel do Trevo


O cheiro irresistível do pastel atrai os clientes até o Trevo de Bertioga, no litoral paulista.

No começo, em 1988, Donizete Aparecido da Silva, dono do empreendimento, vendia cerca de 50 pastéis por dia. O sucesso foi conquistado pouco a pouco, turista por turista, morador por morador. E hoje, 22 anos depois, o famoso trailer do litoral paulista fatura em média R$ 150 mil por mês, vende 1.500 unidades na baixa temporada e 3 mil na alta. Depois de 10 anos de trabalho na Rhodia, multinacional da área química, o mineiro Donizete Aparecido da Silva decidiu abrir o seu próprio negócio. Recebeu uma indenização da empresa, equivalente a R$ 15 mil, e montou uma barraca de pastel. “De segunda a quinta eu trabalhava em São Matheus, na cidade de São Paulo, e de sexta a domingo eu descia para Bertioga”, afirma o empreendedor. No litoral, o empresário demorou a escolher o espaço para instalar o seu negócio. “O meu cunhado queria que eu ficasse em um local já repleto de ambulantes. Mas eu não queria tirar a clientela de ninguém, queria encontrar um espaço só meu. Fui para o outro lado da cidade”, conta Silva.
O lugar escolhido foi o trevo de Bertioga, na entrada da cidade, que não tinha muito movimento no começo. O empresário sabia que era um bom ponto, acreditava no seu produto e tinha certeza que conquistaria o mercado com o seu diferencial. “Nunca enganei o meu cliente. Não dizia para ninguém que vendia pastel de feira. Mostrava que o meu pastel tem 30 cm, vem com muito recheio e é do tamanho de um lanche. E assim fui atraindo a clientela”, diz o empresário.
O começo foi difícil e só depois de dois anos o negócio começou a dar lucro. “A equipe aumentou e passamos a ser seis trabalhando no trailer”, afirma Silva, que costuma contar com mão-de-obra temporária no verão. O sabor e a criatividade do empreendedor na hora de montar os recheios expandiram o seu negócio. Em 1995, o pastel de 30 cm saiu na televisão, mostrando o segredo da receita em programas de culinária. Hoje, Silva tem duas pastelarias em Bertioga, uma em São Sebastião – também no litoral norte paulista - e um quiosque em Porto Seguro, na Bahia.
“Não temos franquia. O que existe é uma concessão de uso de marca do Pastel do Trevo. Com esse perfil existem lojas na capital paulista, no ABC, em Campos do Jordão e em Santos”, afirma o empreendedor. Até o caldo de cana servido na rede Pastel do Trevo é produzido pelo empresário. Ele dispõe de uma fazenda de cana que abastece todos os estabelecimentos.

Simone Coelho