sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

O DÍZIMO


Deus constituiu uma nação, para a qual unicamente falou no princípio. Podemos constatar isto no Salmo 147: 19-20. Vejamos: “Mostra a sua palavra a Jacó, as sua leis e os seus preceitos a Israel. Não fez assim a nenhuma outra nação; todas ignoram os seus preceitos”. Veja que a nação para a qual Deus deu suas leis e preceitos foi Israel. O texto diz que não fez assim a nenhuma outra nação. Todas ignoram ( desconhecem) os seus preceitos.

Depois de tomar conhecimento de que as leis e os preceitos de Deus foram dados unicamente à nação de Israel, agora vamos para o texto de Malaquias, no qual Deus falando sobre o dízimo se dirige unicamente a nação de Israel. Mal. 3:6-12. “Porque eu, o Senhor não mudo; por isso, vós, Ò FILHOS DE JACÓ, não sois consumidos. Desde os dias de vossos pais, vos desviastes dos meus estatutos e não os guardastes; tornai-vos para mim, e eu me tornarei para vós outros, diz o Senhor dos Exércitos; mas vós dizeis: Em que havemos de tornar? Roubará o homem a Deus? Todavia, vós me roubais e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas. Com maldição sois amaldiçoados, porque a mim me roubais, vós, A NAÇÃO TODA. Trazei todos os dízimos à CASA DO TESOURO, para que haja mantimentos na MINHA CASA; e provai-me nisto, diz o Senhor dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu e não derramar sobre vós benção sem medida. Por vossa causa, repreenderei o devorador, para que não vos consuma o fruto da terra; a vossa vide no campo não será estéril, diz o Senhor dos Exércitos. TODAS AS NAÇÕES vos chamarão felizes, porque vós sereis uma terra deleitosa, diz o Senhor dos Exércitos.
Eu gostaria de chamar a sua atenção para algumas expressões interessantes: veja que no princípio do texto, Deus menciona exatamente o nome da nação para o qual está falando, ao dizer: VÓS FILHOS DE JACÓ, ou seja: FILHOS DE ISRAEL. Ele menciona também a seguinte expressão: VÓS A NAÇÃO TODA. Ele não disse todas as nações, e sim A NAÇÃO TODA, ou seja: TODA A NAÇÃO DE ISRAEL. Para a qual deu suas leis e seus preceitos. Os dízimos deveriam ser entregues na CASA DO TESOURO, chamada também de CASA DE DEUS. O templo em Jerusalém construído por Salomão era o único na terra chamado de casa de Deus, por isso era a casa do tesouro. No novo testamento não existe em lugar nenhum da terra um templo feito por mãos humanas chamado de Casa de Deus ou casa do tesouro para serem entregue os dízimos. Pois a casa de Deus somos nós o seu povo. A última expressão que nos chama a atenção é: TODAS AS ANAÇOES vos chamarão felizes. Ou seja, Deus estava dizendo a nação de Israel, que se ela voltasse a ser fiel no dizimo, a abençoaria e as outras nações para as quais não estava falando, chamaria a nação de Israel de feliz.

Muitos, por ignorância, usam o versículo 23 do capitulo 23 de Mateus para dizerem que Jesus mandou dar o dizimo. Mas eis a explicação: Jesus era judeu e falava para judeus e a lei cerimonial da qual o dizimo fazia parte estava em vigor, e Jesus jamais poderia contrariar a lei. Com sua morte, tal lei foi abolida. O apóstolo Paulo, apóstolo dos gentios, ou seja, das demais nações, conhecedor de que as leis e estatutos dos quais o dízimo fazia parte havia passado, não ensinou os Judeus darem o dizimo e muitos menos os gentios.

Veja que o texto de Malaquias fala em DÍZIMOS E OFERTAS. Como o dizimo havia passado, e foi exigido apenas dos Judeus, o apostolo Paulo quando falou em dinheiro, se referiu apenas às OFERTAS, segundo cada um propôs em seu coração. Ou será que ele esqueceu dos dízimos? Não, simplesmente ele sabia que havia passado. Os pregadores de dízimos deveriam dizer onde é a casa de Deus e casa do tesouro para serem entregues os mesmos. Ou será que todos os templos feitos por mãos humanas chamadas igrejas são casas de Deus e casas do tesouro? Assim como no antigo testamento, só havia um templo em toda terra chamada de casa de Deus, assim também no novo testamento Deus só tem um templo chamado de sua casa que é a Igreja do Deus vivo, ou seja, o povo lavado e remido no sangue de Cristo. De acordo com o que o apostolo Paulo falou na segunda carta aos Coríntios 4:7, nós somos a casa do tesouro. Veja que as ofertas das quais falou o apostolo Paulo, era para ajudar aos crentes necessitados, inclusive aos que viviam do evangelho. No tempo dos apóstolos, houve dias em que os crentes entregavam mais do que o dízimos, pois muitos vendiam suas propriedades, entregavam aos apóstolos, que distribuíam conforme a necessidade de cada um. O dízimo fez parte da lei cerimonial, foi exigido apenas da nação de Israel, era entregue na casa de Deus (templo em Jerusalém). Hoje podemos dizer: A lei cerimonial, ou lei dos sacrifícios foi abolida com o sacrifício de Cristo, a nação com a qual Deus está tratando hoje é aquela da qual o apostolo Pedro falou I Ped. 2:9, dessa nação Deus não exige dizimo e o templo de Jerusalém não existe mais. Deus não habita em templos feitos por mãos humanas, mas habita em um templo feito por Ele mesmo, que é a sua igreja. Essa igreja faz a obra de Deus com ofertas que podem ser até maior do que os dízimos. Ofertas essas doadas pelos crentes e não pelos incrédulos. Mas, se alguém, mesmo sabendo que o dízimo passou e decide entregar para a obra de Deus, deve ter cuidado para não entregar àqueles que parecem ovelhas, mas por dentro são lobos devoradores. Pois muitos pregam o dizimo usando a palavra de Deus para enganar, amedrontando o povo porque são amantes do dinheiro. Cuidado com esses lobos ferozes. As bênçãos de Deus vêm pela fidelidade à sua Palavra e o dízimo não está incluído na fidelidade. O dízimo era uma ordenança apenas para a nação de Israel. Hoje, tanto Judeus como gentios não vivemos de ordenanças, e sim pela fé e pelo amor a Deus. Não acredite que será amaldiçoado ou estará roubando a Deus por não entregar o dizimo. Também não será abençoado por entregar o dizimo, pois a Deus não se compra. Tudo pertence a Ele, cabe a nós reconhecer isso, não sermos avarentos e investirmos tudo até as nossas próprias vidas no Reino de Deus.
José Otávio Lima - 9968 - 6120