sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Dia Mundial do Câncer - 4 de fevereiro de 2010 focará na ligação entre infecções e câncer‏


GENEBRA, PRNewswire -- 'O câncer também pode ser prevenido' é o tema de uma nova campanha sendo lançada hoje nos preparativos para o Dia Mundial do Câncer em 4 de fevereiro, pela União Internacional Contra o Câncer (UICC). A campanha é suportada por um novo relatório científico: 'Proteção contra infecções que causam câncer', que foca nas nove infecções que podem levar ao câncer.
"Das 12 milhões de pessoas que são diagnosticadas com câncer a cada ano, cerca de 20% dos casos podem ser atribuídos a infecções virais e bacterianas que diretamente causam ou aumentam o risco de câncer", disse o Professor David Hill, Presidente da UICC.
"Por essa razão, a UICC, com mais de 300 organizações associadas em mais de 100 países, focará a campanha do Dia Mundial do Câncer deste ano em aumentar a conscientização sobre a contribuição de infecções para a carga mundial do câncer". Cânceres causados por infecções virais ou bacterianas podem ser prevenidos através de estratégias como vacinas e pela adoção de mudanças no estilo de vida, comportamentos seguros e outras medidas de controle, todas das quais podem ser implementadas em todo o mundo. Desenvolvimentos dramáticos aconteceram recentemente com uma segunda vacina agora disponível que é eficiente na prevenção do câncer: a vacina HPV que protege contra o papiloma vírus humano que pode levar ao câncer cervical, a terceira maior causa de morte por câncer em mulheres. A primeira vacina protege contra o vírus da hepatite B que pode levar ao câncer de fígado - a terceira maior causa de morte por câncer em homens. Apesar da existência dessas medidas preventivas, há uma clara disparidade entre países de baixa e alta renda nas taxas de incidência de câncer relacionado a infecções (26% vs. 8%), acesso a programas de prevenção e também tratamento e assistência. Por exemplo, 80% das mortes por câncer cervical no mundo estão em países em desenvolvimento, e mesmo onde tecnologia acessível está disponível, permanecem grandes desafios devido a limitações na conscientização sobre a doença e infraestruturas de saúde pública, ilustrados pelas diferenças significativas na cobertura de programas mundiais de vacinação contra hepatite B.
"As possibilidades oferecidas pela prevenção, convocam para a conscientização crescente de como algumas infecções podem levar ao câncer", declarou Cary Adams, CEO da UICC.
"As autoridades ao redor do mundo têm a oportunidade e a obrigação de usar essas vacinas para salvar as vidas das pessoas e instruir suas comunidades em relação às escolhas do estilo de vida e medidas de controle que reduzem seu risco de câncer". Proteger contra infecções que causam câncer é um dos tópicos tratados sob o ponto de vista da campanha 'O câncer também pode ser prevenido'. A campanha tem o objetivo de aumentar a conscientização sobre o fato de que o risco de desenvolver câncer pode ser potencialmente reduzido em até 40% através de simples mudanças no estilo de vida e outras medidas de controle como vacinação, atividade física regular, hábitos alimentares saudáveis, consumo de álcool limitado, redução de exposição ao sol e evitando o tabagismo. "Iniciativas nacionais abrangentes e coordenadas que focam nos principais fatores de risco são necessárias para descobrir o total potencial preventivo do câncer", disse o Dr. Ala Alwan, Diretor Geral Assistente da OMS. A campanha internacional é apoiada por uma estimulante campanha digital focando nessas seis principais mudanças de estilo de vida e medidas de controle.