
Estudos realizados no Laboratório INRA-AgroParisTech sob supervisão do Dr. Daniel Tome e publicados* no Official Journal of the International Bone and Mineral Society, "Bone", de novembro de 2009, revelam novos benefícios do Peptan(TM) na prevenção da osteoporose PUTEAUX, França, 16 de dezembro /PRNewswire/ -- Em resposta a preocupações de clientes sobre a saúde dos ossos a longo prazo, a Rousselot realiza há muitos anos vários estudos para demonstrar que a ingestão do Peptan(TM) via oral pode ter um efeito positivo na osteoporose.
Os ossos são um sistema metabólico dinâmico e vivo que depende da manutenção do equilíbrio entre a formação do tecido ósseo e a reabsorção óssea. As células chamadas osteoblastas formam o osso, ao passo que as células brancas, chamadas osteoclastas, fazem sua reabsorção. Um desequilíbrio pode resultar na osteoporose, que configura redução da densidade e da qualidade dos ossos.
Os pesquisadores realizaram pesquisas in vitro e informaram que o Peptan(TM) em cultura de medula óssea resultou em uma melhor diferenciação das osteoblastas. Esses resultados positivos foram depois confirmados in vivo em ratos ovarioctomizados, usados para simular uma osteoporose pós-menopausa, o que resultou em uma menor densidade mineral óssea.
Os animais foram divididos em três grupos: um grupo de controle (não ovarioctomizados), um grupo de ratos ovarioctomizados, ambos recebendo uma dieta normal, e um grupo de ratos ovarioctomizados que receberam uma dieta com Peptan(TM). Depois de 12 semanas, a densidade mineral óssea do grupo que ingeriu Peptan(TM) não foi significativamente diferente da do grupo de controle. Mas a densidade mineral óssea dos ratos ovarioctomizados que não ingeriram Peptan(TM) foi menor. A confirmação dos benefícios do Peptan(TM) para a saúde dos ossos foi obtida pelas medidas do C-telopeptídeo do colágeno, o CTx, um marcador geralmente usado para reabsorção óssea. O CTx foi significativamente menor nos ratos que ingeriram o Peptan(TM), o que indica uma redução da reabsorção óssea.
Os pesquisadores concluíram que o Peptan(TM) pode restaurar a densidade óssea em osteoporose pós-menopausa simulada estimulando o crescimento das osteoblastas e sua diferenciação. Isso demonstra a importância do Peptan(TM) como ingrediente bioativo para ajudar a prevenir a perda óssea durante o envelhecimento.
*Hydrolyzed collagen improves bone metabollism and biomechanical parameters in ovariectomized mice: an in vitro and in vivo study. (Colágeno hidrolisado melhora o metabolismo ósseo e parâmetros biomecânicos em ratos ovarioctomizados: em um estudo in vitro e in vivo). Guillermine et al. Bone 2009.
Rousselot, http://www.rousselot.com/
Parte da VION N.V. (N.L.), a Rousselot(R) é líder mundial em colágeno hidrolisado e gelatina. A VION N.V. é uma empresa alimentícia internacional que produz ingredientes e alimentos de alta qualidade para seres humanos e animais (Faturamento: 9,6 bilhões de euros, 31.000 funcionários em todo o mundo)