sábado, 19 de dezembro de 2009

Hortas caseiras


Não tenho quintal em casa, mas gostaria de ter minhas próprias hortaliças para consumo pessoal. Que espécies posso plantar em vasos? Regina Gaetano Lins Belém, PA
R: Para o plantio de hortaliças não há necessidade de utilizar terrenos extensos. Seja em casa ou em apartamentos, folhosas e condimentos podem ser cultivados em pequenos espaços, oferecendo vitaminas, fibras e sais minerais necessários para completar as refeições diárias. O consumo regular de hortaliças é muito saudável e auxilia na prevenção de doenças.
As hortaliças podem ser plantadas em canteiros feitos no chão e ainda em vasos. Materiais descartáveis também são uma ótima alternativa como recipiente para o cultivo. Pneus, garrafas plásticas tipo PET e canos de PVC estão entre as opções mais indicadas.
Independente do tipo de canteiro escolhido, a regra básica é a horta ficar sempre em local arejado e bem iluminado. Pela manhã ou no fim da tarde, molhe as plantas diariamente. Quando as hortaliças forem jovens, irrigue com pouca água duas vezes ao dia e, depois de desenvolvidas, reduza a rega para uma vez, mas deixe a terra úmida, sem encharcamento (o que pode prejudicar as plantas). Arranque se surgir algum mato invasor.
Entre as hortaliças que mais se adaptam a pequenos espaços, estão as tradicionais folhosas, como rúcula, alface, almeirão, chicória, as conhecidas como cheiro-verde - cebolinha e salsinha no Sudeste e cebolinha e coentro no Centro-Oeste, Nordeste e Norte - e condimentos, que incluem manjericão, arruda, alecrim, erva-doce, hortelã e orégano.
Hortaliças de raízes e de porte maior, como tomate, pepino e pimentão, são menos indicadas, pois exigem espaços e volumes maiores de terra e ainda precisam ser amarradas em estacas para ficar em pé. Porém, cultivares de pimenta e tomate podem ser plantadas em pequenos vasos com três a cinco quilos de terra. Elas tanto servem de plantas ornamentais quanto seus frutos podem ser aproveitados na alimentação. A Embrapa Hortaliças possui a cultivar de tomate-finestra e as pimentas mari (tipo dedo-de-moça) e moema (tipo biquinho), que se adaptam ao cultivo em vasos.