segunda-feira, 30 de novembro de 2009

TABOQUINHAS RACHAM E HISTÓRIA POLÍTICA MUDA EM SANTA CRUZ

Numa reunião histórica na noite da qiunta 26 de Novembro, na Câmara Municipal de Vereadores de Santa Cruz do Capi baribe, os vereadores das duas bancadas disseram sim ao parecer do TCE e reprovaram a prestação de contas do ex-prefeito José Augusto Maia relativas ao ano de 2006, que trouxe fortes indícios de “fraude” na licitação da merenda escolar, em um caso que ficou sendo conhecido como o escândalo da merenda, entre outras irregularidades. Para a surpresa da maioria, além dos 5 votos da oposição, os vereadores da situação: Dimas Dantas, Diogo Moraes e Fernando Aragão, seguiram as recomendações do TCE e deram uma derrota esmagadora ao ex-prefeito de 8x2 votos. Apenas os vereadores Deomedes Brito e Ernesto Maia, sobrinho do ex-prefeito, votaram contra o TCE. Com o resultado, que representa a primeira grande derrota de José Augusto Maia, nestes 20 anos de vida pública, fica consolidado um racha histórico no grupo político.
Vou esclarecer:
1º - o grupo passa a ter três pilares de sustentação:
Grupo de José Augusto Maia, que será composto por ele, Ernesto Maia e Deomedes Brito (Teoricamente) e alguns ex-secretários, diretores e atuas secretários e diretores.
Grupo de Oséas Moraes, tendo o próprio Oséas e Diogo Moraes e ex-diretores, ex-secretários e atuais diretores e secretários, e uma grande possibilidade do apoio dos vereadores Fernando Aragão e Dimas Dantas a candidatura de Diogo Morais a deputado estadual ano que vem.
Grupo de Toinho do Pará, que é representado por sua figura e algumas personalidades sem grande expressão eleitoral.
2º - O grupo passa a ter dois caminhos a seguir: Os que apóiam José Augusto Maia á deputado e os que apóiam Diogo Morais.
3º - Mudanças radicais acontecerão nos próximos meses:
1º) O prefeito Toinho do Pará que detém o mais fraco grupo político, terá que “começar tudo de novo” na administração municipal, demitindo pessoas ligadas diretamente ao ex-prefeito, revelar a verdadeira situação financeira em que encontrou o município e nomear secretários e diretores de sua confiança, além de dar sua cara à administração.
2º) o prefeito Toinho do Pará deve anunciar depois do carnaval seu apoio a um dos candidatos, preferindo estar com ao lado do governo (Diogo Moraes) ou contra o governo (José Augusto Maia).
3º) O Governo do Estado apóia Diogo Morais e canalizará todas as suas ações através de Oséas Moraes.
4ª Cai à tese “partido unido”A partir de agora o discurso de união do grupo taboquinha cai por terra. Será cada um por si, e todos por dois (Diogo e José Augusto).
5º A eleição de 2010
Esta será a eleição que definirá o novo caminho no grupo denominado “Taboquinha”. Diogo eleito deputado estadual, o prefeito Toinho do Pará fará um restante de administração em parceria com o grupo de Oséas Moraes, pintando aí, a forte tendência para a dupla TOINHO PREFEITO, OSÉAS MORAES VICE-PREFEITO EM 1012.
Tendo José Augusto Maia sido eleito deputado estadual, este romperá definitivamente com Toinho do Pará, e se lançará candidato a prefeito, formando a nova dupla:
ZÉ PREFEITO e DEOMEDES VICE-PREFETO EM 2012.
6º O futuro de Fernando Aragão, Dimas e Diogo Moraes.
Dimas Dantas: Já provou tudo que sabe em política, bem como mostrou suas alternâncias e mudanças de tendências, justificadas por sua coerência política, restando uma candidatura isolada ou de consenso a prefeito em 2012, ou o afastamento por opção da vida pública com mandato.
Diogo Moraes: Pré-candidato a deputado está apenas no começo da vida pública. Sendo eleito crescerá numa velocidade estonteante.
Fernando Aragão: Deverá implementar uma administração mais ativa e dinâmica a frente da presidência da câmara, e como tem como lema de sua vida pública a coerência e os princípios, tende a ser reeleito presidente e a renovação do seu mandato de vereador. Se parar para refletir sobre sua vida de homem público, sairá de cabeça erguida, indo cuidar dos seus negócios.
7ª Toinho do Pará: Um homem só
O prefeito Toinho do Pará, ou encontra seu próprio caminho ou pagará um preço alto, devido a sua falta de visão política e administrativa. Tende a ser um homem sem seu próprio grupo, vivendo dos elogios dos puxa sacos e blindado da realidade. Ou toma uma atitude agora, afastando os vermes que lhe corroem, ou seu apoio no futuro não terá importância eleitoral alguma. Porém, depende só dele a virada desse jogo, fazendo uma administração ligada ao governo, conseguindo obras estruturadoras e mudando a cara (feia) da cidade.
8a Ernesto Maia:
A solução para os problemas de José Augusto Maia
Caso o ex-prefeito bata a cabeça novamente e volte a ter surtos de inteligência, sairá da disputa a deputado estadual e colocará em ação ERNESTO MAIA como pré-candidato a deputado estadual. Ernesto Maia é jovem, inteligente e não teria nada a perder, e mesmo não sendo eleito no estado, provaria a força política do ex-prefeito nas urnas de Santa Cruz do Capibaribe, credenciando a candidatura do tio a prefeito em 2012. José Augusto ganharia tempo para se defender na justiça e para pensar na seqüência de erros grosseiros que vem cometendo no campo político. Zé afastou, dividiu, foi injusto e jogou fora muitos soldados e formadores de opinião do seu convívio. Está sendo engolido por sua arrogância, prepotência, falta de humildade e falta de visão política.
Ter subestimado a inteligência alheia pode ter sido seu principal erro.
No entanto, SÓ AS URNAS, dirão se seu reinado está em ruínas.
NOTA: Em meio a tantas turbulências em nossa política, torço particularmente, que o grupo de oposição, denominado Boca Preta, promova sua própria revolução interna, quebrando as algemas com a força do grupo Mendonça e se libertando para viver a oportunidade do crescimento da renovação.
Haverá rompimentos? Evidente! Mas esta será outra história que contarei em uma próxima ocasião.
“Aqueles que não têm a coragem de mudar sua própria história e reconstruir seu próprio caminho estão condenados a obscuridade da vida”.
MARCONDES MORENO
Do Blog Sulanca News