quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Turismo de cruzeiros regionais cresce com retração econômica‏


Novo estudo da Florida-Caribbean Cruise Association cita maiores gastos em destinos


PRNewswire - Os gastos em cruzeiros cresceram em uma economia em baixa em destinos visitados por membros da empresas de cruzeiros da Florida-Caribbean Cruise Association.
O turismo de cruzeiro incrementou as receitas em portos e negócios na Flórida, América Latina e no Caribe em um dos anos financeiros mais obscuros desde a Grande Depressão, de acordo com um estudo da Business Research and Economic Advisors (BREA) encomendado pela FCCA.
A BREA divulgou que os turismos de cruzeiro regionais da FCCA em 2008-2009 criaram mais de US$2,2 bilhões em despesas diretas, 56.000 empregos e US$720 milhões em salários a funcionários entre os 29 destinos pesquisados. "As notícias são realmente maravilhosas, mas não me surpreendem", disse Michel M. Paige, presidente da FCCA, aos membros participantes da 16a. conferência anual e feira comercial da Florida-Caribbean Cruise Association em Santa Lúcia. "Os membros da FCCA são conhecidos por verem oportunidades e não obstáculos."
Micky Arison, chairman da FFCA, concordou. "Nenhuma indústria é à prova de recessão, mas a indústria de cruzeiros tem sido tradicionalmente resistente à recessão", disse Arison, presidente e CEO da Carnival Corporation & plc. O novo estudo analisou os gastos por passageiros, membros da tripulação e linhas de cruzeiro em destinos que vão desde as ilhas do Caribe, México, América Central e América do sul, disse Andrew Moody, Ph.D., presidente da Exton, grupo de pesquisa com sede na Pensilvânia. Entre as descobertas da BREA: Passageiros de cruzeiros (17,56 milhões) gastaram US$1,71 bilhão em 29 destinos participantes. Uma media de 52 por cento de passageiros comprou excursões terrestres, gerando US$328 milhões em pagamentos totais a operadoras de turismo. Os passageiros também compraram relógios e joalheria (US$634 milhões); peças de vestuário (US$168 milhões) e outros produtos e serviços (US$164 milhões). Os membros de tripulação (3,24 milhões) gastaram cerca de US$289 milhões nos 29 destinos, a maior parte deles em roupas, alimentos e bebidas, bem como joalheira, eletrônicos, perfumes e cosméticos. Estima-se que as linhas de cruzeiro gastaram US$279,9 milhões nos destinos participantes em tarifas e taxas portuárias, serviços de utilidade pública, serviços de navegação e suprimentos de navios.