domingo, 27 de setembro de 2009

Como está o seu sono?


Com a correria do trabalho, às vezes pode ser difícil resistir à vontade de tirar uma soneca antes do jantar ou tomar uma xícara a mais de café para aguentar o dia. Por mais que as ideias pareçam boas na hora, é melhor tomar cuidado. Para a coordenadora do departamento de sono da Academia Brasileira de Neurologia, Rosa Hasan, hábitos como esses podem prejudicar o seu sono e deixá-lo ainda mais cansado no dia seguinte.
“É sempre bom evitar café, álcool e cigarro, principalmente nas seis horas que antecedem o sono. Dormir durante o dia também atrapalha. Se for para fazer isso, o ideal é que seja depois do almoço, e mesmo assim não por mais de meia hora”, diz Rosa. Mas os inimigos da boa noite de sono às vezes não são óbvios: hábitos aparentemente saudáveis, como ir para a academia depois do trabalho e assistir à televisão antes de dormir, podem ser suficientes para estragar a sua noite.


O que fazer:
Descubra a quantidade de horas de sono necessárias para você – e respeite esse tempo. A maioria dos adultos precisa de sete a oito horas para descansar totalmente.
Ter horários regulares é o primeiro passo.
Fazer exercícios físicos durante o dia ajuda a relaxar à noite.
Duas horas antes de dormir, troque o computador e a televisão por um livro.
Tome um banho morno antes de deitar.
Prepare um ambiente confortável e escuro para dormir.
Se você ronca durante a noite, vale a pena tentar mudar de posição ou levantar a cabeceira da cama. “Como o ronco pode ter diferentes causas, não é sempre que vai funcionar. Mas em alguns casos ajuda”, afirma Rosa.
O que evitar:
Evite álcool, café e cigarro seis horas antes de dormir.
Após o fim da tarde, os exercícios físicos deixam de ser bons para o sono e passam a ser prejudiciais. “Eles aumentam a temperatura do corpo e não deixam a pessoa relaxar. É o efeito oposto ao de um banho morno”.
Alimentos pesados à noite podem causar refluxo. O ideal é fazer a última refeição do dia no máximo uma hora antes de deitar.
Procure não fazer atividades estressantes à noite.
Se nenhuma dica funcionar, não fique rolando na cama. Quando tiver insônia, é melhor levantar e fazer uma atividade relaxante enquanto o sono não vem.