terça-feira, 26 de maio de 2009

GLAUCOMA É TEMA DE CAMPANHA NO RECIFE


Importância do ato será lembrada nesta terça-feira (26), durante o quarto Recife Contra o Glaucoma

Nesta terça-feira (26), o Brasil realiza mais um Dia Nacional de Combate à Cegueira Pelo Glaucoma. A importância da data está no fato de o glaucoma ser uma doença silenciosa, apontada como a segunda maior causa de cegueira não reversível no mundo. “A pessoa vai perdendo a visão na periferia do campo visual e não se apercebe disso. Quando ela toma consciência de que vem tendo uma perda visual causada pelo glaucoma, já está em um estágio avançado da doença”, alerta o oftalmologista especializado em glaucoma Hellmann Dantas.

O glaucoma não tem cura e, em quadros mais avançados, o paciente mantém apenas a visão central. Entre os fatores de riscos para a doença, o aumento da pressão intra-ocular é o mais frequente. Pessoas com histórico familiar ou que possuam diabetes, miopia ou determinadas lesões oculares prévias também estão sujeitas a desenvolver o glaucoma, cujo tratamento, na maioria dos casos, é realizado por meio da aplicação de colírios específicos por toda a vida.

INICIATIVA – Na capital pernambucana, a importância de se prevenir contra o glaucoma será posta em prática ao longo de todo o dia 26. Na data, a cidade recebe mais uma edição do Recife Contra o Glaucoma, que realizará atendimentos de forma gratuita para a população nos serviços de oftalmologia do Seope, Ação Visual - IOR Beneficente, Clinope e Hospital das Clínicas. As consultas também poderão ser feitas na Fundação Altino Ventura, só que no dia 29 – mediante agendamento prévio a partir do dia 25. Além dos exames, também será realizada a conscientização das pessoas sobre o perigo da doença e a importância de se prevenir.

A ação envolve exames de medida da pressão ocular e de fundo de olho entre o público com 40 anos ou mais de idade e que ainda não tenha o diagnóstico do glaucoma. Todos os atendimentos serão realizados mediante a distribuição prévia de fichas. Quem já estiver em tratamento do glaucoma não precisa participar. O Recife Contra o Glaucoma é promovido pela Sociedade de Oftalmologia de Pernambuco e tem o apoio dos serviços de residência médica da Fundação Altino Ventura, Serviço Oftalmológico de Pernambuco (Seope), Ação Visual - IOR Beneficente, Clínica Oftalmológica de Pernambuco (Clinope) e Hospital das Clínicas da UFPE.

Serviço:
Recife Contra o Glaucoma
Quando: Terça-feira, dia 26
Onde: Hospital das Clínicas e Seope
Das 8h às 14h (fichas distribuídas a partir das 8h)
IOR e Clinope
Das 13h às 17h (fichas distribuídas a partir das 12h)

Quando: Sexta-feira, dia 29
Onde: Fundação Altino Ventura
Das 8h às 12h e das 13h30 às 15h