quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

RECIFE TEM CANTOS MIL ...

 

A Assembleia Legislativa de Pernambuco é o órgão de representação do Poder Legislativo através dos deputados estaduais do estado.
Fica localizada no bairro de Boa Vista, no centro do Recife, na Rua da Aurora às margens do Rio Capibaribe e é denominada Casa de Joaquim Nabuco.
Atualmente conta com 49 deputados estaduais eleitos pelo voto direto, sendo organizada em Plenário (órgão supremo), Mesa Diretora e Comissões.

Em 1º de abril de 1835 é instalada a Assembleia Legislativa da Província de Pernambuco, tendo a primeira legislatura (1835/1837 contado com 36 deputados, dos quais 11 eram padres, o que refletia a forte influência da Igreja Católica à época.
Sua atual sede foi projetada pelo arquiteto pernambucano José Tibúrcio Pereira Magalhães e teve sua construção iniciada no começo da década de 1870
A inauguração ocorreu em 1º de março de 1875, com o prédio ainda inacabado. 
A obra só foi entregue definitivamente no dia 20 de janeiro de 1876.
Com a Proclamação da República, em 1889, adota-se nos estados o sistema bicameral, com uma Câmara dos Deputados e um Senado Estadual
Em Pernambuco, a Câmara é composta por 30 deputados, com um mandado de três anos, e o Senado por 15 senadores, com um mandado de seis anos.
 
Em 1930, as Câmaras de Deputados se transformam em Assembleias Legislativas, sendo interrompido o trabalho legislativo em 1937, com a imposição do Estado Novo. Neste período (até 1945), o legislativo estadual é fechado e substituído por conselhos nomeados.
Com a redemocratização, é eleita uma Assembleia Constituinte em Pernambuco e, após a promulgação da Constituição Estadual, em 25 de julho de 1947, aquela assembleia passa à condição de Assembleia Legislativa do Estado.

À Mesa Diretora cabe a direção dos trabalhos legislativos e dos serviços administrativos da Assembléia, sendo estabelecida através de eleição entre os deputados estaduais, assegurando-se, tanto quanto possível, a representação proporcional dos partidos ou blocos parlamentares, para um mandato de dois anos. Compõe-se de Presidência e Secretaria, constituindo-se de um Presidente, dois Vice-presidentes e quatro Secretários.