sexta-feira, 19 de julho de 2013

Subindo no salto sem prejudicar a sua saúde



Bonito, mas danado pra causar desconforto e dores nas pernas. Assim poderia ser classificado o sapato de salto alto. Afinal, ele modifica o centro de gravidade do corpo e aumenta em até 40% a carga sobre os joelhos. “Isso pode prejudicar a cartilagem e sobrecarregar o tendão patelar. Detalhe: essa é uma das lesões mais comuns em atletas e pessoas que praticam esportes de alto impacto, como corrida, vôlei, basquete e tênis”, avisa o ortopedista Maurício Moraes, do Instituto de Ortopedia e Traumatologia de São Paulo (IOT-SP).
 
O pé também sofre porque a sobrecarga natural nele é de 30% de todo o peso do corpo na parte da frente e 70% na de trás. “Dependendo do salto, essa relação pode se inverter, o que leva ao desabamento do arco transverso, que corre pela largura do pé e é sustentado por ligamentos que mantêm os ossos no lugar”, diz o ortopedista Rubens Rodrigues, de São Paulo.
 
Calce este alerta
 
Você pode subir no salto sem prejudicar a sua saúde se seguir estas dicas:
 
1. O recomendado é que o sapato tenha, no máximo, 3 cm de altura, também conhecido como salto anabela. “A pequena elevação da parte de trás do pé não apresenta grande diferença de altura em relação à parte da frente e, por isso, não sobrecarrega os ligamentos e os músculos”, afirma a fisioterapeuta especializada em podoposturologia Leandra de Sant’ana, da Clínica Physio Center Barra, no Rio de Janeiro.
 
2. Se não puder evitar, reserve os modelos fechados, estreitos e altíssimos para ocasiões especiais.
 
3. Evite usar o mesmo salto por dois dias seguidos.
 
4. Tente ir para o trabalho com um sapato mais baixo e troque pelo alto apenas quando chegar ao escritório.
 
5. Assim que voltar para casa, coloque as pernas para cima durante 30 minutos.
 
6. Sempre que possível, use tênis com sistema de amortecimento.