segunda-feira, 8 de julho de 2013

ONG Pão é Vida é selecionada para gravar pra programa de TV Alemã

                                   
                                                                                      
                                                                                   
O projeto social desenvolvido pela curraisnovense Joana Henzel, e seu esposo, o gaúcho Ronaldo Henzel, em funcionamento há 9 anos, conquistou mais uma vitória na sua luta incansável por um mundo melhor.

A ONG Pão é Vida foi um dos dois projetos selecionados no Brasil par receber ajuda de uma equipe alemã. Um dos projetos sociais desenvolvido pela ONG, no sítio Baixas, zona rural de Inajá-PE, município com um dos piores IDH do País e considerado pela ONU como um local onde o índice de miserabilidade é gritante, será tema  das filmagens de um programa de TV da Alemanha intitulado, “The Missionaries”.
 No programa, cinco jovens alemães virão vivenciar uma experiência de mudança de vida, denominado 10 dias para mudar suas vidas!

Durante o mês de julho, esses jovens voluntários terão como missão construir duas salas de aula na base operacional da ONG Pão é Vida, para o trabalho educativo com as crianças.
A única escola que existe no local é feita de taipa. Os jovens alemães ficarão 10 dias na base da ONG e serão acompanhados por dois supervisores. Nesse período será gravado um documentário.


Pão é vida em Baixas

Joana e Ronaldo, com ajuda de alguns voluntários, entre eles, a empresa Rota do Mar, conseguiram transformar a comunidade esquecida e miserável, em um verdadeiro oásis.
Com muita dificuldade e ajuda de amigos, a ONG perfurou dois poços artesanais e levou água potável e dignidade para as pessoas que moram no Sítio Baixas e nas comunidades vizinhas.
Com a chegada da água, foi possível realizar um projeto de irrigação e cultivar no local vários tipos de frutas, verduras e legumes, dando uma nova perspectivas aos moradores, transformando a localidade, de um lugar seco e abandonado, em uma paisagem verde, cheia de esperança para os seus habitantes.  “Nosso desafio no momento é conscientizar o pessoal para o cultivo adequado e conseguir que eles se tornem independentes, nós demos as ferramentas, agora esperamos que essas famílias consigam caminhar com as próprias pernas e tenham uma vida melhor daqui pra frente”, disse Ronaldo.

No local também são realizadas ações sociais com a participação de vários profissionais voluntários, entre eles, médicos, cabeleireiros, artesãos, e oferecido cursos e palestras para as mulheres e crianças da comunidade.
 “Além do acesso à água limpa para uso doméstico e de irrigação, com objetivo de
trabalhar com a economia solidária, a Pão é Vida também pretende construir um espaço pedagógico amplo para oferecer  reforço escolar, alfabetização de adultos, oficinas de costura e artesanato e prática de esportes”, revelou Joana.

Os idealizadores da ONG Pão é Vida fazem questão de destacar que a instituição não conta com ajuda financeira governamental e as ações de inclusão social são realizadas com doações voluntárias de pessoas físicas e jurídicas.


Afro Reggae
A outra instituição selecionada pela equipe da TV alemão é o Grupo Cultural Afro Reggae que surgiu na comunidade Vigário Geral no Rio de Janeiro. A ONG foi criada em 1993 para iniciar no local suas atividades de amparo a jovens carentes e com potencial de se envolver com a criminalidade que passavam a integrar projetos sociais como: dança, percussão, futebol, reciclagem de resíduos e capoeira. O projeto consolidou-se e, em 1997, o núcleo contou com apoio de personalidades como Caetano Veloso e Regina Casé.

Conheça a história incrível da ONG Pão é Vida e saiba como ajudar no site oficial:
www.paoevida.org