quarta-feira, 8 de maio de 2013

HISTÓRIA DE PERNAMBUCO EM RESUMO



 Os registros dão conta de que os portugueses chegaram ao Brasil em 1500.
Para evitar invasões de outros países, Portugal dividiu o território brasileiro em 15 partes, chamadas capitanias hereditárias. Elas foram distribuídas entre nobres portugueses, que deveriam explorar suas riquezas e povoa-las.
O sistema só deu certo em duas capitanias: São Vicente e Pernambuco.
...
Os portugueses viram que o lugar tinha futuro e começaram a plantar cana por estas regiões e logo, o açúcar produzido no Brasil, principalmente em Pernambuco, fez o maior sucesso na Europa, onde era vendido a preços altíssimos. Mas os portugueses não estavam sozinhos. Eles eram sócios dos holandeses, que refinavam o açúcar e vendiam o produto para a Europa.
No começo, a parceria entre Portugal e a Holanda rendeu muitos lucros.
Tudo mudou em 1580, quando Felipe II, rei da Espanha, tornou-se também rei de Portugal. Os espanhóis eram inimigos dos holandeses, que acabaram proibidos de continuar nos negócios com açúcar.
Para não ficar de fora, eles invadiram o
Brasill.
Em 1630, conquistaram Pernambuco e, depois, espalharam-se pelo litoral do Nordeste. Mas não foi fácil e em 1645, uma grande revolta explodiu em Pernambuco. Em 1654, os holandeses acabaram expulsos.
Foi a primeira vez que tropas brasileiras lutaram em grandes batalhas contra invasores estrangeiros. A partir daí, muitos começaram a achar que os donos do Brasil deveriam ser as pessoas que moravam aqui e não os reis de Portugal.
Não é por acaso que os pernambucanos entraram com tudo na luta pela independência do nosso país. Já em 1817, cinco anos antes de D. Pedro I libertar o Brasil de Portugal, aconteceu a Revolta Pernambucana. Os rebeldes organizaram o primeiro governo brasileiro independente dos portugueses.
Hoje, nem dá para imaginar como seria viver em um país que não é independente. Por isso, é bom lembrar daqueles que lutaram para que os brasileiros fossem livres. falando nisso, os pernambucanos são um bom exemplo de guerreiros desbravadores.