quinta-feira, 18 de abril de 2013

Testemunha capta explosão no Texas

 
O porta-voz da polícia de Waco, Patrick Swanton, disse nesta quinta-feira que a explosão da fábrica de fertilizantes na cidade de West, no Texas (EUA), pode ter deixado entre cinco a 15 mortos. Em entrevista coletiva, o policial afirmou que entre três e cinco bombeiros estão desaparecidos, que poderia haver entre cinco e 15 vítimas fatais e que o número de feridos é de pelo menos 179.
 
'Posso confirmar que pode haver bombeiros em paradeiro desconhecido e potencialmente um agente da lei também', disse Swanton, que também informou que os fortes ventos estão dificultando os trabalhos de resgate.
De acordo com o oficial, ambulâncias e equipes de resgate seguem nas imediações da fábrica transferindo feridos, enquanto um pequeno contingente de bombeiros retornou ao local, onde o fogo já está controlado.
Questionado sobre as causas da catástrofe, o sargento respondeu: 'neste momento ainda não se sabe'.
A explosão ocorreu na fertilizadora West, no pequeno município de mesmo nome localizado 20 quilômetros ao norte de Waco, pouco antes das 20h locais (22h de Brasília), e chegou a ser ouvida a mais de 70 quilômetros de distância.
Swanton acrescentou que ao longo da manhã espera poder confirmar o número de vítimas fatais do acidente, que várias testemunhas situam em dezenas.
Tanto o porta-voz do Departamento de Segurança Pública do Texas, D.L. Wilson, como o prefeito de West, Tommy Muska, confirmaram previamente que a deflagração causou mortes, mas se recusaram a dar um número oficial até que os socorristas revisem todos os edifícios atingidos.
As autoridades também advertiram que o ar pode ter sido contaminado após a explosão, pelo que o perigo para os habitantes ainda não cessou.
 
-  Agencia EFE