terça-feira, 9 de abril de 2013

Reordenamento chegou ao Mercado de Casa Amarela no Recife

Este fim de semana a Prefeitura do Recife deu início ao reordenamento no entorno do Mercado de Casa Amarela. O local era palco de desordem absoluta há anos.

Tudo feito por pouco mais de 40 ambulantes que tomavam as calçadas e ruas, e foram realocados para dentro da Feira de Casa Amarela. A população que por ali passava era obrigada a andar pelo meio da rua, sem direito à calçada.
Muitos terão prejuízo porque era bem melhor o ponto antigo, mas é preciso lembrar que as ruas e calçadas são públicas e espaço para as pessoas, não para o comércio.
Sei que isso vai trazer transtornos no curto prazo para alguns, mas a privatização de espaço público deve ser combatida, independente se feita por empresas ou pessoas.
O reordenamento parece estar chegando cada vez mais perto do Centro da Cidade. Este vai ser um local de muitos conflitos, já que não será possível reordenar todo mundo.
E para os que criticam este tipo de reordenamento, é preciso lembrar que o padrão de qualquer calçada deve ser o de permitir que um cadeirante por lá transite. É preciso que, em uma cidade, regras de comportamento e de ocupação sejam cumpridas, sob pena da desordem completa tomar conta, que aparentemente é o que aconteceu no Recife.
E precisa de controle permanente, porque senão volta no outro dia.
Este sempre foi nosso posicionamento, independente de quem se apropriou do espaço público. Do mesmo jeito que uma construtora ou um restaurante não pode roubar uma calçada, as pessoas também não podem. Até porque a Prefeitura está dando, neste caso, condições de igualdade com quem estava legalmente dentro do Pátio da Feira.