sexta-feira, 12 de abril de 2013

LENBRANÇAS DA INFANCIA E ADOLESCENCIA


                       DKW - Vemaguete 1964  em exposição de carros antigo em gravatá-PE

DKW = "uma pequena maravilha". Este é o significado desta sigla em alemão, uma marca que deu nome aos carros de diversos tipos que circularam pelo Brasil nas décadas de 1960, 70, quando se via girando muitos taxis pelo país a fora e até no anos 80,, quando meu pai o Sr Hidelbrando Dantas adquiria um destes modelos do tipo Vemaguete fabricado no ano de 1964, cujo tenho a placa ainda na memória até os dias atuais, AB - 1646, vindo depois outros carros da marca, finalizando com um Fissore 1965 de luxo, que nos deixou como  parte de nossas heranças.
O criador da marca DKW, Jørgen Rasmussen, faleceu em 1964, poucos dias antes de ver o "FISSORE", seu último lançamento ser, exposto no salão de automovel de Berlim.
O Belcar, a perua Vemagete, o jipe Candango e o sedan Fissore fizeram parte da coleção da DKW, que foi comprada pela Wolksvagem em 1967. Ano em que os veículos da DKW começaram ultilizar baterias de 12 volts. Há mais de 58 anos, a DKW lançava no Brasil seu 1º carro. Afinal, foi o primeiro carro fabricado no país brasileiro. E haja saudades.