domingo, 28 de abril de 2013

Domingo é dia de pedalar e cutir o passeio




Um amigo nosso, lá por volta do ano de 1990, tinha um filho, então com 12 anos, que insistia muito para que o pai lhe comprasse uma bicicleta de dezoito marchas. E estava bem no período da febre dos "bike clubs" e outros "bikes". Ele não aguentando mais os repetidos pedidos do filho, lá se foram, os dois, num sábado pela manhã, comprar a dita "bike". O Zé (como o chamamos na intimidade - "Zé" de Zé Carlos) ficou tão fascinado pela bicicleta, que não resistiu e comprou uma pra ele também.
E os dois foram realizar o seu primeiro passeio juntos, logo no dia seguinte, o Domingo. Eles moravam nas imediações da Praça Portugal (Fortaleza-CE) e o roteiro do passeio foi exatamente descendo a Av. Desembargador Moreira, em direção à praia. O garoto adiantou-se um pouco e o Zé foi mais atrás.
Começou, a partir desse momento, a angústia do Zé: "Meu Deus... esses carros todos!... Como vai ser lá embaixo no sinal do Náutico?!... E se ele chegar na praia primeiro do que eu e algum marginal tomar a bicicleta dele?!... E se ele bater em alguém no calçadão?! Como vai ser pra subir a ladeira de volta?!"
Em meio a essas inquietações, ele não percebeu que o passeio havia terminado e que já estavam de volta, sãos e salvos, a casa... e ele não tinha "curtido" o passeio.do Domingo.