sexta-feira, 8 de março de 2013

Santa Cruz vivencia semana movimentada de comemorações ao Dia da Mulher

Esta quinta-feira, 07 de março, foi o dia escolhido pela Diretoria do Hospital Materno Infantil para homenagear as mulheres que são assistidas pela unidade


A apresentação de uma palestra sobre a importância do aleitamento materno e do parto normal, ministrada pela enfermeira obstetra Socorro Genuíno, marcou o dia das homenageadas que receberam cortes de cabelo e escova gratuitos, brindes, um café da manhã e puderam conhecer um pouco mais sobre os serviços oferecidos pela rede municipal de saúde. A Chefe de Gabinete Priscilla Ferreira, a Coordenadora do Programa Santa Cruz Cidadã Alessandra Vieira e o Secretário de Saúde Marlos Ferreira prestigiaram o dia festivo.

As mulheres do Distrito de Poço Fundo também receberam um evento comemorativo ao Dia da Mulher

Na tarde desta quinta-feira (07), serviços foram oferecidos às moradoras do distrito. Exames de oftalmologia, odontologia, aferição de pressão arterial, testes de glicemia, aplicação de vacinas, avaliação de estado nutricional, ginástica laboral, palestras sobre a saúde da mulher e a violência contra a mulher, contemplaram as homenageadas.

Edvânia Silva, moradora de Poço Fundo há mais de 30 anos, veio conferir o evento e descobriu que terá que usar óculos.

Após uma análise parcial dos resultados dos exames verificou-se que há uma grande incidência de pessoas com pressão arterial alta. “Ações como estas são de grande importância para a comunidade, uma vez que, verificada essa situação, a rede de saúde poderá trabalhar para baixar esse índice”, disse a enfermeira Joseira Diniz.

A emissão de cartão do SUS e Carteira de Trabalho,cadastramento e recadastramento do Bolsa Família e a atualização do cartão de vacinas, foram serviços bastante procurados.

A cultura também foi explorada com exposições de artesanato produzido pela ASMUP e pelo Espaço Nordeste, e o oferecimento de oficinas de arte às crianças que acompanharam suas mães. “Proporcionar uma tarde de lazer e prestação de serviços às mulheres, compensa todo o esforço para a concretização da Semana da Mulher”, frisou a Coordenadora da Mulher Clarissa Carvalho.

“O bazar beneficente foi um sucesso e será revertido em melhorias para a comunidade”, afirmou a Coordenadora do Programa Santa Cruz Cidadã, Alessandra Vieira.

Do Ney Lima