terça-feira, 1 de janeiro de 2013

Cerimônia que empossará o prefeito eleito Geraldo Julio começa na Câmara Municipal e termina com festa na sede da PCR



Prefeito Geraldo Julio (PSB) e vice Luciano Siqueira (PCdoB)



A partir das 15h desta terça-feira 1º de Janeiro, a Câmara Municipal e o Palácio Capibaribe - edifício-sede da Prefeitura da Cidade do Recife - serão palco da solenidade que oficializará a posse dos novos gestores da capital pernambucana:Geraldo Julio (PSB) e Luciano Siqueira (PCdoB), assim como os 39 vereadores que comporão o novo plenário da Casa de José Mariano.
Pelo ritual, os primeiros a tomar posse serão os vereadores mais votados: André Ferreira (PMDB), Antônio Luiz Neto (PTB) e Priscilla Krause, que formarão a mesa diretora provisória e seguirão empossando os demais legisladores. Depois, André Ferreira conduzirá a eleição da nova Comissão Executiva, que vai fazer Vicente André Gomes (PSB) presidente da Câmara no próximo biênio e também reconduzir Augusto Carreras (PV) à posição de 1º secretário, cargo responsável pelas finanças do legislativo municipal.
Às 16h, completados os trabalhos de posse do legislativo, o novo presidente da Câmara formará uma comissão de vereadores para conduzir Geraldo Julio e Luciano Siqueira ao plenário onde serão empossados prefeito e vice-prefeito do Recife. Geraldo Julio fará então seu primeiro pronunciamento oficial como prefeito. A Câmara Municipal disponibilizará dois telões para que a população acompanhe a cerimônia de posse: um na área externa da Casa José Mariano e outro no plenarinho. 
Da Boa Vista, Geraldo Julio e Luciano Siqueira seguem para o Bairro do Recife para receber oficialmente o cargo de prefeito e vice das mãos dos atuais gestores. Serão recebidos por João da Costa (PT) e Milton Coelho (PSB) e as primeiras-damas no gabinete do prefeito, no 9º andar do prédio, para onde também seguirá o governador Eduardo Campos (PSB) e a primeira-dama Renata Campos.
Às 18h começa a cerimônia de transmissão de cargo no estacionamento da Prefeitura. Após a formação do dispositivo de honra, João da Costa fará seu último discurso como prefeito do Recife. Após a fala do petista, o prefeito, o prefeito eleito, o vice-prefeito e o vice-prefeito eleito assinarão o livro de transmissão de cargo e será executado o hino nacional. Geraldo Julio fará seu segundo discurso do dia e finalizará a solenidade. 
O cerimonial da PCR espera mais de mil pessoas para acompanhar a transmissão de cargo. Será montada uma estrutura especial no estacionamento da Prefeitura com toldos, palco e cadeiras para receber o público.