quinta-feira, 2 de agosto de 2012

O que pesa mais na decisão de compra? O preço ou a qualidade?


Quais critérios pesam mais no momento da compra?O preço ou a qualidade? Naturalmente, há muitos fatores além destes dois que interferem na decisão de compras:a garantia do produto, tempo de entrega, funcionalidade, designer e prestígio são apenas alguns deles.

Porém, na prática sabemos que somados, o preço e a qualidade dominam essa questão. Você, por exemplo, se tivesse que optar entre ambos, qual seria a sua escolha? Penso que iria precisar de mais alguns elementos para decidir,pois mesmo que os dois fossem os únicos a impactar, ainda assim precisaria saber o quanto mais barato e o grau de qualidade, não é mesmo?

Quando a decisão envolver produto, a escolha poderá ser facilitada sempre que levado em conta a equação custo versus benefício, já que é possível, por exemplo, testá-lo antes da compra. No entanto, em se tratando de serviços, a decisão poderá ser mais complicada, já que somente depois de consumi-lo poderá efetivamente avaliá-lo.

Transformando em exemplos do cotidiano, imagine-se diante da compra de um aparelho de telefone celular. Há vários no mercado e dificilmente alguém poderá afirmar categoricamente que um é melhor do que o outro, pois na prática sabemos que o desempenho deles se equivalem. Assim, ao decidir, por exemplo, por um Iphone você consultando a internet saberá o seu preço em várias partes do mundo e terá muitas informações sobre os recursos tecnológicos e operacionais.

No entanto, se for comprar uma passagem aérea ao exterior a decisão poderá não ser tão simples. Nesta hipótese, caso priorize apenas chegar no local desejado, o menor preço poderá ter um importante peso em sua decisão.Desde é claro, que seja comprovada a boa reputação da empresa aérea e segurança dos voos.

Existem outros fatores importantes a ser levado em conta, a exemplo da regularidade dos voos, os serviços de bordo, o atendimento dispensados pelos dos funcionários e a entrega em condições normais das bagagens. O que adianta pagar um pouco menos se a sua mala é extraviada com os presentes que você comprou para a família e lembranças para os amigos?

Imagine, por exemplo, você retornando em seu último dia de férias, o seu voo é cancelado sem motivo aceitável e você é impedido de retornar ao trabalho no dia combinado. Além disso, é obrigado a se hospedar em hotel de categoria inferior a que normalmente fica. Neste caso, o preço menor lhe causou transtornos e gastos adicionais, transformando o lazer com a família em aborrecimentos e descontentamentos.

Então, da próxima vez que for fazer uma compra, pense no ditado popular que diz: "A qualidade é recordada muito depois de o preço ter sido esquecido."

Por: Evaldo Costa - Escritor, conferencista e Diretor do Instituto das Concessionárias do Brasil

Do CDLSCC