Data de 1868 a construção da
primeira motocicleta, apesar do crescimento do interesse sobre esta máquina
fantástica estar cercando a virada do século XX. Desde os primórdios, ela já
despertava o instinto de liberdade naqueles poucos que ousavam desafiá-la. Não
demorou muito para que esses primeiros motociclistas percebessem as vantagens
de viajar em grupo apesar de que andar de moto já é inevitavelmente um ato
solitário -. Já na primeira década do século XX se organizavam corridas de
motos, o que aumentaria consideravelmente o interesse a admiração por este novo
meio de transporte e consequentemente a criação de clubes que nada mais eram
que entidades sociais de indivíduos que andavam de moto juntos. Neste período
nasce o Moto Clube do Brasil primeira associação motociclística brasileira nos
moldes de uma associação, cuja sede ainda hoje resiste no Rio de Janeiro.
As motos eram em sua grande
maioria Harleys e passaram a ser despojadas de tudo que não fosse essencial velocímetro,
lanternas, espelhos e banco de carona com isso ficavam mais leves e ágeis nas
disputas. Esse estilo de moto ficou conhecido como Bobber, que mais tarde deu
origem as chopper, que eram motos modificadas para viagens com frente alongada,
banco com encosto e santo antonio. A moto passou a ter grande importância como
sendo um complemento da personalidade de seu dono, e como modificações eram
sempre feitas pelos próprios motociclistas, não havia assim duas motos iguais.