segunda-feira, 25 de junho de 2012

Estranho Jeep Jeepster Commando



A engenharia de indústria automobilística mundial me fascina pelo simples fato de ela não ter limites e ser capaz de inventar 'criaturas' como o Jeep Jeepster Commando. No mínimo estranho, este modelo foi fabricado entre os anos de 1966 e 1973, e foi oferecida nas versões picape, station wagon (perua) e conversível - como o exemplar 1967 das fotos deste post, que está à venda no ebay por US$ 16.880.

Na realidade, a primeira geração do Jeepster ganhou as ruas em 1948, após o final da II Guerra Mundial. O veículo idealizado pela Willys-Overland Motors e que reunia características de um jipe e um automóvel de passeio, no entanto, teve vida curta, sendo produzido somente até 1950.

O retorno do excêntrico veículo, agora com o nome Jeepster Commando, aconteceu somente 16 anos depois, em 1966, pelas mãos da Kaiser Motors, que havia assumido o controle da Willys-Overland. O objetivo da marca era ter um automóvel capaz de competir com o Toyota Land Cruiser e o Ford Bronco.

Em 1970, a Kaiser foi comprada pela American Motors Corporation (AMC), que optou por continuar a produção do modelo. No entanto, em 1972 o Jeepster Commando passou a ser chamado apenas de Commando e em 1973 a fabricação foi encerrada.

Uma curiosidade. O Commando, na realidade, foi no antecessor do Cherokee, um dos grandes sucessos mundiais da Jeep.

Jeep Jespster Comando Convertible 1967 - Especificamente este modelo das fotos é equipado com motor Dauntless V6 que desenvolve aproximadamente 160 cv de potência (tração integral), ao invés do bloco original de quatro cilindros que entregava somente 75 cv.

Por Marcelo Monegato - Do Antigomóvel