domingo, 20 de maio de 2012

Pernambuco está entre os seis estados brasileiros que o Ministério restringiu trânsito de animais


Objetivo é reduzir entradas de vírus em áreas de estudo.O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) restringe, a partir desta quinta-feira (17/05), o ingresso de animais vivos suscetíveis à febre aftosa em seis estados do país. Alagoas, Ceará, Maranhão, o centro-norte do Pará, Pernambuco e Piauí – classificados como médio risco – estão envolvidos, no momento, com o estudo soroepidemiológico da doença. Também estão inclusos na restrição produtos e subprodutos desses animais.

A finalidade da determinação é reduzir possíveis entradas do vírus na área em estudo. No final do ano, o Brasil pretende ampliar a zona livre de aftosa através de vacinação. Alguns municípios do Pará não participam do processo. É o caso das cidades de Afuá, Breves, Faro, Gurupá, Melgaço, Terra Santa; partes do município de Chaves, localizadas na região do rio Croari, assim como suas ilhas; a região localizada à margem esquerda do paraná do rio Juriti Velho e toda a região do rio Mamuru, na divisa com o Amazonas.

Os estados do Rio Grande do Norte, Paraíba, Roraima, Amapá e Amazonas (exceto parte dos municípios de Lábrea e de Canutama e as cidades de Boca do Acre e Guajará que já são classificados como livre de aftosa com vacinação) – considerados de alto e de médio risco – também não participam do processo.

A decisão foi publicada por meio da Instrução Normativa nº 11, no Diário Oficial da União (DOU). Segundo o diretor do Departamento de Saúde Animal (DSA) do Mapa, Guilherme Marques, para que ingressem nas regiões sob pesquisa, os bovídeos terão que passar por um período de quarentena, quando serão submetidos a exames sorológicos. A divisa dos estados também receberá barreiras de fiscalização.

Do Globo Rural