sábado, 31 de março de 2012

Limpe seu nome e recupere o crédito



De olho no aumento das vendas nos meses de maio e junho, por conta de importantes datas para o varejo como Dia das Mães, Dia dos Namorados e São João, o comércio do Recife vai promover uma campanha de recuperação de crédito em abril. A inclusão dos devedores nos cadastros negativos e a convocação de quem já está negativado para negociar o débito, oferecendo descontos e até o reparcelamento da dívida, são alguns dos pontos da campanha. A ação envolve os 4,5 mil associados da Câmara dos Dirigentes Lojistas do Recife (CDL-Recife). O objetivo é recuperar o que deixou de ser pago pelo consumidor e reabilitá-lo para voltar a consumir no comércio.

"A campanha visa incentivar o lojista a reabilitar os seus clientes, tendo em vista a proximidade dos meses de maio e junho, período de incremento de vendas no comércio", afirma o presidente da entidade, Eduardo Catão. Segundo ele, a inadimplência no Recife aumentou em fevereiro e março. "No último trimestre, o número de devedores cresceu 2,8%, na comparação com 2011. Isso ainda é uma ressaca das vendas de dezembro, que envolveu muitos gastos com cartão de crédito", detalha ele.

Na campanha, os lojistas irão negativar quem estiver em débito. Lembrando que agora, com a unificação dos cadastros do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e do Serasa, o devedor fica registrado nas duas entidades. "Muitos lojistas não negativam os clientes em débito. Quando você envia para o cadastro, ele é cobrado nacionalmente e se interessa em negociar para "limpar" o nome", defende Catão.

Quem já estiver no cadastro do SPC/Serasa receberá um comunicado dos lojistas para renegociar a dívida. "Dependendo da idade da dívida, é oferecido desconto e até a possibilidade de parcelar o valor em aberto", explica Fernando Martins, gerente de Relacionamento e Tecnologia da Informação, da CDL-Recife. Para limpar o nome, o consumidor deve procurar a loja para quitar a dívida. "Se não souber onde está o débito, basta procurar o SPC e o consumidor receberá todas as informações sobre como saldar o débito", indica Catão.

Mães

Para o Dia das Mães, a expectativa é crescer até 6,5% nas vendas, em relação ao ano passado. "O comércio está bem neste ano", afirma Catão. Ainda está em avaliação se as lojas do centro do Recife irão funcionar nos domingos de junho, conforme realizado em anos anteriores. "É muito provável que não ocorra neste ano. Temos que avaliar com os lojistas para saber se ainda vale a pena", diz ele.

Passo a passo

O primeiro passo é procurar a loja, banco ou financeira que está cobrando o débito e tentar um acordo.

Se não souber onde foi realizada a dívida, essa informação é fornecida no SPC/Serasa, na Rua do Riachuelo, 105, sobreloja, das 8h às 18h.

O horário de funcionamento é de segunda a sexta, das 8h às 18h. E aos sábados, das 8h às 12h.

Tudo o que for combinado verbalmente deverá constar em contrato.

O ideal é buscar a ajuda em entidades de defesa do consumidor para confirmar se os juros, multas e outros encargos estão sendo cobrados corretamente.

É possível parcelar a dívida. Inclusive, após pagar a primeira parcela, o nome deverá ser retirado do cadastro negativo.

Caso o consumidor atrase as parcelas da negociação, o seu nome voltará a integrar o cadastro negativo.

Por isso, as prestações devem estar de acordo com a capacidade de pagamento do inadimplente.

Do Diário de PE