sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Embrapa lança edital para comercialização de xaxim agroecológico


A nova planta foi desenvolvida com tecnologia sustentável e não utiliza a espécie tradicional, cuja extração está proibida por lei

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa), disponibilizou um edital para selecionar empresas interessadas em produzir e comercializar o xaxim agroecológico.

A planta foi desenvolvida por meio de enraizamento vegetal e já está protegida por pedido de patente depositado no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi). A tecnologia da Embrapa tem diferenciais que complementam o conjunto de opções oferecidas aos consumidores. Um deles é o processo de produção basicamente agrícola, que pouco depende de equipamentos industriais.

Agora, os consumidores de vasos de xaxim poderão cultivar as plantas com uma tecnologia sustentável. O novo produto foi bem aceito pelo mercado, pois o xaxim tradicional vem do tronco da planta Dicksonia selowiana, espécie em extinção e cuja extração está proibida por lei.

Por Globo Rural On-line