quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Caravana da folia percorre comunidades rurais em Boa Vista-PB, levando alegria e cultura


O município de Boa Vista, no cariri paraibano, realiza desde esta terça-feira (07) a Caravana da Folia, dentro da programação do 3º Boa Vista na Folia – prévias carnavalescas – que se estenderão até sábado (11) com programação cultural e shows musicais. O 3º Boa Vista na Folia, uma realização da Coordenadoria de Cultura do município, teve início no dia 27 de janeiro com a palestra “Carnaval: manifestação cultural” ministrada pela professora e ativista cultural Eneida Agra Maracajá. Para Eneida o carnaval não é apenas irreverência, “o carnaval é a própria vida, as manifestações culturais são anteriores à Cristo e essa arte deve ser amplamente difundida, principalmente pelas escolas e educandários” revela. Já para o coordenador de cultura esse evento firma-se no calendário do município, sobretudo devido à grande participação da comunidade. "A realização do Boa Vista na Folia só é possível devido ao congraçamento de crianças, jovens, pais e de toda comunidade, colaborando e incentivando a participação de todos, com o apoio da prefeitura municipal" alegra-se Flávio Alex Farias.

Na manhã do dia 07 de Fevereiro, as escolas municipais localizadas nas comunidades Caluête, Cacimba Nova e São Pedro receberam a caravana da folia. Nesta quarta-feira (08) será a vez de Malhadinha, Santa Rosa e São Bento. As escolas no Olho d’água e Mônica recepcionará a caravana na quinta-feira (09) e na sexta-feira (10) as comunidades Poço de Pedra, São Joãozinho e Bravo. Flávio Alex acredita que estender o evento a todos os recantos de Boa Vista significa inserir culturalmente as comunidades rurais e valorizar a população. "Os eventos devem ser levados a todos os pontos, toda população deve ter acesso à cultura e esse ano iremos mobilizar muita gente" afirma. Ainda na sexta-feira 10, a partir das 16 horas, haverá a apresentação do Bloco Infantil da Creche E.M. Bentonit União e da Escola Francisca Leite Vitorino. O Bloco da Melhor Idade 'Esperança e Vida' e a Ciranda da Folia também farão sua apresentação, finalizando a programação do dia com show artístico da Orquestra Frevista.

No sábado 11, os blocos se concentrarão às 18 horas para realizar o arrastão pelas principais ruas da cidade. E às 20 horas haverá baile carnavalesco na Praça Bom Jesus com Eloisa Olinto e banda Contradição e Banda-Baile Reluz. Os artistas que compõem a Ciranda da Cultura de Campina Grande farão uma participação especial no evento. Os blocos contarão com a participação dos integrantes do Pontão de Cultura do Cariri, que estarão vestidos de “pierrô, colombina, bumba-meu-boi, nega maluca, ala ursa, pirata, palhaço, maracatu, passista de frevo, cigana, jardineira e boneco de Olinda”. A Prefeitura Municipal de Boa Vista está dando total apoio à realização do 3º Boa Vista na Folia e disponibilizará de recursos para que as escolas municipais produzam com seus alunos máscaras de carnaval que serão usadas durante as passagens do bloco carnavalesco.

Do Folha do Cariri