quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

CABO MENDES SE DESPEDE DA 3ª CIPM DE SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE



Herói, esta é a palavra que se enquadra na pessoa de Marcos Antônio Mendes, de 46 anos de idade, o Cabo Mendes, que tanto se dedicou para preservar a segurança de Santa Cruz do Capibaribe e região.

A frente de uma equipe do Grupo de Apoio Tático Itinerante (GATI), o Cabo se destacou pela quantidade de operações bem sucedidas, que resultaram em várias apreensões de armas de fogo, drogas, e delinquentes que foram tirados do convívio com a sociedade.

Nascido em Recife, Capital Pernambucana, Cabo Mendes em 1984 ingressou na vida militar incorporando no 7º Grupo de Artilharia de Campanha do Exercito Brasileiro (7º GAC), localizado em Ouro Preto Jatobá Olinda-PE, onde ficou até março de 1985, de onde incorporou na gloriosa Polícia Militar do estado de Pernambuco. No dia 26 de agosto Medes teve como seu primeiro batalhão o 2º BPM localizado em Nazaré da Mata. Após 14 anos de sua vida militar, prestando serviço naquela unidade, chegando a prestar serviços nas cidades de Goiana, Ponta de Pedras, Carpina, Limoeiro, Bom Jardim e Orobó, o Cabo foi designado para atuar na Operação Mandacaru no Sertão de Pernambuco, onde passou seis meses conhecendo os costumes do povo sertanejo.

Já em 1999 foi transferido para o 4º Batalhão da Polícia Militar localizado na cidade de Caruaru, permanecendo por três meses até ser transferido para a cidade de Surubim, que na época pertencia ao BPM de Caruaru, se transformando no 22º Batalhão da Policia Militar. Valendo destacar que Medes também já foi integrante do Serviço de Inteligência da 2ª Seção.

Entre os anos de 2006 e 2007 o Cabo Mendes foi transferido para a Capital do Estado (Recife), aonde autuou pelo 16º Batalhão. O Policial foi logo transferido para a 3ª Companhia da Polícia Militar (3ª CIPM) de Santa Cruz do Capibaribe, aonde permaneceu até a semana passada.

Após quase seis anos trabalhando em prol dos cidadãos do interior do Agreste, ele pediu sua transferência para 22º BPM localizado na cidade de Surubim.

O motivo alegado pelo mesmo sobre seu pedido foi a distancia da Capital da Moda para o município ao qual o Cabo reside. Mendes fez amizades trabalhando nas guarnições ordinárias, onde se tornou um fenômeno ao encarar o Curso Intensivo de Apoio Tático Itinerante (CIATI), no ano de 2008.

Em 2009 o então Soldado recebeu a patente de Cabo da Polícia Militar de Pernambuco, onde dedicou mais de 29 anos de sua vida a corporação e faltando pouco menos de um ano para ser encaminhado para a reserva o Cabo Mendes vem desenvolvendo grandes ações.

Uma pessoa de perfil mostrando sua capacidade em vários cursos, como por exemplo; inteligência, abordagem, apoio tático, mobilizações táticas SWAT, armas não letais (TASER), estágio de agente de transito, formação de formadores (SENASP), Gerenciamento de Crises (SENASP) e uso progressivo da força (SENASP). O Cabo encerrou sua entrevista agradecendo: “Quero agradecer primeiramente a Deus por essa vida de alto risco, mas com grande valor sentimental para mim, onde no decorrer desses anos conheci pessoas que para mim são verdadeiros irmãos e também quero agradecer a todos que foram meus comandantes e comandados. Um agradecimento especial aos meus companheiros do GATI e ROCAM, a Guarda Civil Municipal de Santa Cruz do Capibaribe, onde nesse período de convívio apreende muito. Quero agradecer ao povo de Santa Cruz que confiou em nosso trabalho. Quero parabenizar e agradecer a equipe do Agreste Notícia na pessoa de Sidney Lima o qual leva a notícia a todos os cidadãos do Agreste Pernambucano e foi um parceiro na divulgação de nossas ações”, concluiu o Capo que deixa Santa Cruz de cabeça erguida e o gosto de dever cumprido.

Foto e texto: Jornal Agreste Notícia