quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Vaticano copia textos da Wikipedia ao divulgar perfil de novos cardeais


Novos cardeais recebem os cumprimentos de colegas em cerimônia no Vaticano

O serviço de assessoria de imprensa do Vaticano está diante de uma acusação pouco agradável. Segundo o blog do jornalista Sandro Magister, da revista italiana L’Expresso, o material que a imprensa recebeu na sexta-feira (6), com os perfis dos 22 novos cardeais nomeados pelo papa Bento XVI, foi integralmente copiado da Wikipedia.

Magister afirma que suspeitou porque a maioria dos textos trazia em sua primeira a frase “fulano é um bispo católico…”. Esta é uma formulação comum na Wikipedia, cujos autores são instados a produzir textos neutros, inclusive do ponto de vista religioso. Magister nota que um documento do Vaticano falando sobre novos cardeais não precisaria, entretanto, trazer a informação de que os bispos eram católicos. Ainda segundo o jornalista, todos os textos eram copiados e um deles, o que se referia ao bispo de Utrecht, na Holanda, Willem Jacobus Eijk, trazia críticas ao religioso.

Magister não perdoou a gafe do Vaticano e lembrou do caso do bispo Richard Williamson, cuja excomunhão foi revogada por Bento XVI mesmo depois de o britânico negar o Holocausto, uma declaração que estava disponível na internet e que não chegou ao conhecimento do papa.

Depois daquele fato, Bento XVI escreveu: “No futuro a Santa Sé deve prestar mais atenção à internet como fonte de notícias”, disse. Dito e feito. Eles entenderam literalmente. Para oferecer à imprensa o perfil dos novos ‘príncipes da Igreja’ – presumivelmente não desconhecidos – o Vaticano nçao encontrou nada melhor do que fazer um copie e cole da Wikipedia.

Segundo o jornal britânico The Telegraph, o Vaticano informou que fez a cópia da Wikipedia com boas intenções.

Federico Lombardi, porta-voz do Vaticano, disse que sua equipe estava simplesmente querendo ajudar os correspondentes quando divulgaram detalhes dois cardeais após o anúncio do papa na sexta-feira. Ele disse que a equipe estava com pressa porque não tinham sido informados da lista com antecipação.

Por José Antonio Lima - Foto: Pier Paolo Cito / AP – Do Época