sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Aliados esperam cura de Lula e disputam seu apoio nas eleições


A capacidade de conseguir votos do ex-presidente Lula não foi abalada por sua recente saída de cena, uma vez que realiza um tratamento contra um tumor de laringe.

De acordo com reportagem do Estadão, os partidos aliados ao PT já começaram a disputar o “espólio” de apoio de Lula, uma vez que ele está melhorando e deve participar da campanha para as eleições municipais de outubro.

Dirigentes de partidos governistas não têm dúvidas de que ele se transformará numa espécie de “santo” nos comícios. Munidos dessa avaliação, prometem disputar a imagem do ex-presidente palmo a palmo com o PT. Na prática, os 14 partidos que integram o Conselho Político do governo Dilma vão se debruçar sobre o mapa eleitoral com a expectativa de um acerto sobre a “multiplicação” de Lula nos comícios e até mesmo na propaganda política.

De acordo com o jornal, há apreensão entre os aliados de que Lula privilegie uma sigla em detrimento da outra, “desequilibrando” a disputa regional. Uma solução para evitar o peso do que o deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB) chama de “canhão de Lula” é fazer com que ele dê apoio apenas aos candidatos do PT. É isso o que Lula vai fazer, segundo o presidente da sigla, Rui Falcão.

O PT deve lembrar, entretanto, que como ocorreu na última eleição, Lula defende a tática do “rolo compressor” contra seus opositores de partidos como PSDB e DEM. Em 2010, ainda como presidente, ele foi multado algumas vezes por sua atuação na campanha, julgada irregular. Agora, Lula não tem mais o constrangimento de ocupar um cargo oficial e, assim, pode fazer campanha para quem bem entender.

Por José Antonio Lima - Do Época