quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Liderança, Jesus como um líder excelente


A liderança é um dos aspectos de sucesso para qualquer organização, numa realidade complexo, de incerteza e de muitas mudanças, a figura do líder ganhar grande importância para motivar, estabelecer metas, envolver, valorizar as diferenças e vivenciar valores e princípios. Como qualquer organização, as empresas que vivem em um ambiente altamente competitivo necessitam de lideres carismáticos que tragam as empresas eficácia e eficiência. Podemos nos perguntar, que modelo de liderança atende aos desafios e oportunidade do mundo moderno? Podemos citar Jesus, modelo e guia para a humanidade.

A palavra líder Deriva do inglês. leader (sXIV) que significa “ algo ou alguém que guia, conduz”, e Jesus fez isso muito bem. Para Daniel Goleman, PhD, o líder “ Inspirar e guiar grupos e pessoas”.

Do que é feito um líder?

É necessário Quociente de Inteligência(QI), o líder é capaz de pensar rápido, de ter visão, ter uma raciocínio rápido e capacidade de análise, reportando a Jesus como exemplo, ele nos demonstrou seu QI quando “E aconteceu que, passados três dias, o acharam no templo, sentado no meio dos doutores, ouvindo-os, e interrogando-os. E todos os que o ouviam se admiravam da sua inteligência e das suas respostas.” Lucas capitulo 2.

Só o QI não basta, é necessário e fundamental o Quociente Emocional, que podemos caracterizar como Competência Pessoal: Autopercepção, Auto-regulação e Motivação. Competência Social: Empatia e Aptidões sociais, segundo Daniel Goleman, Psicólogo, pesquisador e Doutor pela Universidade de Harvard. Veja cada uma dessas características que fazem os lideres pro excelência, sempre nos referindo a Jesus, modelo e guia.

Podemos definir AUTOPERCEPÇÃO como: capacidade de perceber e compreender o próprio estado de espírito, emoções, impulsos, bem como seus efeitos nas outras pessoas. O líder precisa ter autopercepção, conhecer seus pontos fontes e fracos, seu potencial e suas limitações, veja como Jesus vivenciou isso quando tornou a falar-lhes, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue de modo algum andará em trevas, mas terá a luz da vida. João, 8:12.

O líder precisa ter AUTOREGULAÇÃO que podemos definir: capacidade de controlar e redirecionar impulsos e estados de espírito perturbadores. O líder deve ter controle emocional, equilíbrio. Jesus demonstrou essa característica quando em Marcos 14; Então chegaram a um lugar chamado Getsêmani, e disse Jesus a seus discípulos: Sentai-vos aqui, enquanto eu oro. E levou consigo a Pedro, a Tiago e a João, e começou a ter pavor e a angustiar-se; e disse-lhes: A minha alma está triste até a morte; ficai aqui e vigiai.

Outros atributos do líder excelente é ter automotivação, podemos definir motivação como: Propensão a perseguir objetivos com energia e persistência. Jesus passava motivação para seus discípulos quando disse “Tenho lhes dito estas palavras para que a minha alegria esteja em vocês e a alegria de vocês seja completa.” João 15:11.

O líder excelente tem EMPATIA: capacidade de compreender a constituição emocional dos outros, e habilidade para tratá-los em harmonia com essa constituição, Jesus olhando para as pessoas com empatia, compreendendo suas limitações, tendo sempre compaixão. Outras característica que compõe o QE é a APTIDÕES SOCIAIS: capacidade de criar redes de relacionamentos, cultivando afinidades. Jesus como líder excelente, quando afirmava “Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida pelos seus amigos. João 15:12”.

Como podemos perceber, Jesus pode nos ensinar muitas coisas sobre liderança, não essencial no contexto econômico, político e social que estamos vivendo na atualidade. Por isso podemos afirmar: Jesus NÃO é o Líder por Excelência, Jesus é o MAIS Excelente Líder da História. Que podemos todos nos espelhar no exemplo Jesus para que possamos ter uma mundo mais humano e verdades lideres que impulsionem a humanidade para o desenvolvimento intelectual e moral.

Sérgio Ramos - Consultor e professor universitário - Mestre em Economia