quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Campanha publicitária desmobiliza terroristas colombianos


LONDRES, /PRNewswire/ -- Uma campanha publicitária criada para reduzir o número de terroristas da FARC apelando para o seu senso humanitário recebeu ontem à noite (1 de novembro) o prêmio Grand Prix na prestigiada IPA Effectiveness Awards, o concurso de maior prestígio do mundo que premia as campanhas com comprovado poder comercial de ideias e que demonstram seu retorno de marketing.

A campanha 'FARC Operação de Natal' altamente eficaz do Ministério da Defesa Colombiano, criada pela agência de publicidade internacional Lowe-SSP3, reduziu o número de rebeldes das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC) que cometem atos de terrorismo em média uma vez a cada três dias, apelando para a sua humanidade. Isto foi conquistado com a informação que revelou que o Natal é o período mais importante para os guerrilheiros colombianos.

Consequentemente, a 'Operação de Natal' foi criada. Dois contingentes anti-guerrilheiros e dois helicópteros Black Hawk foram enviados para as profundezas da floresta colombiana para cobrir as árvores com 2.000 lâmpadas LED, e colocar faixas pedindo para os guerrilheiros deixarem as armas.

Como resultado da campanha, 331 membros da FARC foram incentivados a desmobilizar e voltar para a sociedade. A redução ano-a-ano dos números das guerrilhas deve ter um retorno de mais de GBP2,3 milhões para o governo colombiano em impostos, um retorno de investimento em marketing de GBP11,35 ROMI, e os benefícios da sociedade e economia colombianos com a redução do arrecadamento ilegal de dinheiro da FARC deve ser de GBP1 milhão no primeiro ano.

O sucesso da operação também resultou em um comercial de TV que está sendo produzido mostrando a atividade que foi transmitido no horário nobre da TV durante o Natal (assista: http://www.youtube.com/watch?v=MJURMgchorQ) que teve uma cobertura ampla da mídia nacional e internacional, bem como cobertura em massa da Web e da mídia social.

Lord Black of Brentwood, Diretor Executivo do Telegraph Media Group e Chairman dos jurados da Premiação, disse: "Os jurados concordaram que este caso era especial. O profundo conhecimento e a execução criativa devem ser aclamados como uma inspiração para o setor. Esta campanha é uma ganhadora de verdade do Grand Prix".

Charlie Snow, Diretor de Estratégia da DLKW Lowe e organizador dos jurados, disse: "Esta campanha é uma peça verdadeiramente notável da atividade experimental nas florestas da Colômbia que moveu e inspirou todo o painel do júri. É uma história extraordinária de uma comunicação corajosa e, como afirma a agência, demonstra que com o uso do conhecimento, criatividade e empreendimento, a comunicação pode mudar as vidas e agir como uma arma potente mas fundamentalmente pacífica da guerra".

Disse Lindsey Clay, Diretor Gerente da Thinkbox -