sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Lixo hospitalar apreendido, vinha dos EUA para Santa Cruz do Capibaribe


Dois containers vindos dos Estados Unidos da América foi apreendido na tarde do dia 11 de Outubro, pela Alfândega da Receita Federal do Brasil, justamente no Porto de Suape em Pernambuco.

A falsa carga estava identificada na documentação de importação como sendo tecidos com defeito e seria enviada à cidade de Santa Cruz do Capibaribe-PE, conhecida pólo têxtil da região Agreste do estado. Possivelmente o lixo hospitalar americano seria levado para o aterro sanitário da cidade, ou sabe lá Deus onde seria descarregada esta suposta mercadoria contaminada e com nota alterada.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) foi chamada para fazer a análise e conferência do material, que espera-se ser devolvido a Obama.

Os dois contêineres, com aproximadamente 23 toneladas cada, vieram de Charleston, na Carolina do Sul, nos Estados Unidos e de acordo com informações da Alfândega, nos dois casos, a empresa importadora é uma confecção do município de Santa Cruz do Capibaribe.

A suspeita sobre o primeiro contêiner surgiu através de análise do valor da carga, 50% menor do que o mínimo aceitável para tecidos, segundo o inspetor-chefe da Alfândega, Carlos Eduardo Oliveira. “A partir dessa primeira carga, já bloqueamos a segunda, que chegou há cerca de cinco dias, para inspeção”, conta Oliveira.

Os containers, ao serem inspecionado pelos auditores-fiscais da Receita Federal do Brasil, foi constatado que na realidade continha mesmo era lixo hospitalar: lençóis sujos, seringas e luvas usadas, entre outros dejetos, objetos e instrumentos.

Com esses dois carregamentos, soma-se a oitava importação do ano feita pela empresa. Junto à Polícia Federal será investigado o que aconteceu com os outros seis carregamentos. A empresa responsável terá de comprovar o que foi feito com todos os "tecidos" importados.

Ao final da averiguação e da confusão formada, a Anvisa deve fornecer um laudo oficial que possibilitará à Receita Federal tomar as medidas cabíveis em relação aos envolvidos no processo de importação fraudulenta.

Do Blog do adielson galvão com adaptações da Revista Desafio's