sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Tietê pode transportar 4 bilhões de litros de etanol


Governo vai investir no transporte hidroviário para melhorar o escoamento da produção brasileira

Cerca de R$ 1,5 bilhão estão sendo investidos na melhoria do transporte aquaviário no Rio Tietê, em São Paulo. A ideia é que, a partir de 2014, comboios de embarcações tenham condições de transportar pelo rio 4 bilhões de litros de etanol por ano. A informação é do ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos. Segundo o ele, um estaleiro está sendo construído na cidade de Araçatuba para produzir embarcações destinadas ao transporte de etanol. A meta do governo é que nos próximos cinco anos, mais de 17 milhões de toneladas de produtos sejam transportadas pelos rios brasileiros.

“O frete do transporte por rio é expressivamente mais barato que o cobrado por trem ou carreta. Do ponto de vista energético, é muito mais econômico e é absolutamente coerente com os melhores princípios de preservação ambiental”, destacou o ministro ao participar de um seminário sobre transporte aquaviário na Câmara.

Atualmente, passam pelas rodovias 80% de tudo o que é transportado no país. O transporte pelos rios representa 12%. “É preciso que tenhamos uma matriz balanceada”, explicou o ministro. “Todos os países com extensão geográfica comparável com a do Brasil desenvolveram essa matriz balanceada”, completou.

Além do investimento no Tietê, o governo pretende aumentar a capacidade de transporte de grãos no Rio Madeira, no Norte do país, e no Rio São Francisco, além de outros rios no Tocantins e na Região Sul.

Por Globo Rural On-line