Produtores estão apostando nas cores fortes e vibrantes como a da rosa-do-deserto
Começa hoje quinta-feira, em Holambra (SP), a 30ª edição da Expoflora, a maior exposição de flores e plantas ornamentais da América Latina, que pretende receber 300 mil pessoas de diversas regiões do Brasil. Neste ano, a exposição de arranjos florais tem como tema o ano da Holanda no Brasil. Organizada pelos decoradores e paisagistas holandeses Jan Willem Van der Boon e Jessica Drost, o evento é uma grande vitrine para as novidades do setor que são apresentadas aos consumidores antes que os produtores invistam na produção em larga escala para o abastecimento do mercado.
Os produtores de flores e plantas ornamentais estão apostando nas cores fortes e vibrantes variantes do vermelho. O roxo, o lilás, a fúcsia, a púrpura, o vermelho-queimado, o rosa-choque e o rosa-bebê, dominarão as floriculturas a partir de setembro, mês da primavera, quando os lançamentos do mercado são apresentados ao consumidor final.
As novidades para decoração são as pimentas ornamentais karneval, chilly chilly, masquerade, treasures red, em cores que vão do amarelo ao novíssimo roxo.
As novidades para decoração são as pimentas ornamentais como a masquerade de cor roxa
Com o tema Árvores: conhecer, plantar e preservar, a mostra de paisagismo Minha Casa Meu Jardim, uma das atrações da feira tem como proposta este ano informar sobre o plantio, o uso e a manutenção das espécies utilizadas em áreas residenciais, empresariais e públicas, nos grandes e pequenos espaços, inclusive quando plantadas em calçadas e vasos.
Entre os destaques da mostra estão a possibilidade de replantio de grandes árvores como oliveiras, jabuticabeiras e ipês, os trabalhos de compostagem que permitem o plantio de plantas e flores com adubo reciclado dos resíduos gerados pelo próprio jardim, a rosa do deserto e o trevo-de-quatro-folhas.
O trevo-de-quatro-folhas é um dos destaques da feira
O trevo-de-quatro-folhas representa os quatro elementos da natureza (água, ar, fogo e terra), as quatro fases da lua ou as quatro estações do ano. Cada folha possui um significado: esperança, fé, amor e sorte. A lenda diz que tem sorte quem o recebe como um presente. Já as rosas do deserto, originárias da Arábia e Norte da África, produzidas em Rondônia e trazidas à Expoflora para ganhar projeção nacional, chegam com grande variedade de formatos e cores de suas flores, variando do branco ao vermelho intenso.
Os produtores de rosas ainda testam, durante o evento, as flores com cores mais vibrantes para lançamento em 2012. Em 2011 apenas duas novas variedades já testadas e adaptadas ao clima brasileiro chegam às floriculturas (Deep Water e Sorbet Avalanche), ambas na tonalidade rosa. Apesar da tendência das variantes do vermelho, os produtores de crisântemos também apostam no amarelo e trazem duas novidades nesse tom: o breeze yellow e o spash sunrise.
Por Luciana Franco