Em um fórum que reúne 53 países europeus, em Baku, capital do Azerbaijão, a OMS está discutindo um plano de ação para reduzir os danos causados pelo uso em excesso do álcool.
Risco de Morte
A bebida é o segundo maior fator de risco de morte e doenças na Europa, após o tabaco.
A diretora da OMS para a Europa, Zsuzsanna Jakab, afirmou na abertura do evento, que termina nesta quinta-feira (15), que o “os danos do uso em excesso do álcool são uma prioridade de saúde pública”.
Ela lembrou ainda que os países estão conscientes do problema, e que o objetivo do plano de ação era oferecer suporte técnico.
O consumo de bebidas alcoólicas caiu durante os anos 90, mas os ganhos foram revertidos durante a estabilização, em níveis mais altos, entre os anos de 2004 e 2006.
Impostos
A média anual europeia é de mais de 9 litros de álcool puro por habitante. A prevalência de casos de embriaguez forte é de 20% entre os adultos.
O objetivo do plano de ação da OMS é reduzir o consumo danoso da bebida entre 2012 e 2020.
Uma das medidas prevê a fiscalização de propaganda de bebidas alcoólicas na mídia, criação de impostos sobre produtos etílicos e mais eficácia no combate à combinação mortal de álcool e direção.
Da Rádio ONU em Nova York