domingo, 18 de setembro de 2011

Especialistas dão dicas para escolher um bom azeite



O azeite de oliva corresponde por 3% do consumo mundial de óleos vegetais e é um alimento considerado rico em polifenóis, que reduzem a formação de radicais livres. Consumido desde a antiguidade o produto colocou o Brasil na posição de destaque como maior importador mundial. Escolher um bom azeite não é tarefa difícil, mas é preciso que o consumidor esteja atento a alguns detalhes para avaliar o produto.

Especialistas e produtores reunidos em São Paulo para discutir os rumos da produção e comercialização mundial, durante a Expoazeite (que termina nesta terça-feira, 13/9), dão algumas dicas para a escolha do melhor produto. A primeira coisa que o consumidor deve fazer é ler o rótulo do produto que pretende adquirir. O azeite extra-virgem é puro e não pode ser misturado a nenhum outro óleo e deve ter acidez máxima de 0,8%. Já o azeite virgem pode ser resultado de” blend” entre dois bons azeites e deve ter acidez máxima de 2%. A acidez indica a qualidade das azeitonas usadas na fabricação do azeite.

Outra dica é que a quantidade de peróxidos também deve ser a menor possível. O número alto de peróxidos indica um produto “rançoso” e de qualidade inferior. Os azeites, ao contrário dos vinhos devem ser adquiridos jovens, portanto, olhar a data da fabricação é essencial para adquirir um produto de qualidade. Especialistas indicam ainda comprar produtos que estejam em garrafas escuras e que não sejam expostos à luz. O ideal é prefirir o azeite que está armazenado no fundo da prateleira e não comprar os que estão à frente, pois eles estão expostos à luz, o que compromete a qualidade.

Em casa, você mesmo pode degustar e avaliar o produto que comprou. Coloque uma pequena porção numa xícara de café ( ou copinho plástico de café). Cubra essa xícara com a palma da mão e faça movimentos circulatórios com a xícara (para esquentar o produto). Sinta o cheiro do azeite antes de prová-lo. Se o aroma for de azeitonas o produto foi misturado com outro óleo, e não é de boa procedência, mas se o aroma for de tomate, manjericão, grama ou ervas o produto é de boa procedência. Ao provar, você deve sentir a garganta arder um pouco. Os aspectos positivos de um bom azeite são sabor frutado, amargo, picante e herbáceo. Já os aspectos negativos são aroma terroso, rançoso, com mofo, avinagrado,fermentado ou metático.

Por Luciana Franco - Do Globo Rural