A Confederação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (CNDL), acredita que o Natal de 2011 irá incrementar o comércio varejista em todo Brasil. O incremento na economia deve se de 5% a mais que em 2010. A Revista Exame traz uma matéria sobre o tema. Confira a matéria abaixo!
O Natal deste ano será pelo menos 5% melhor do que o de 2010, na avaliação do vice-presidente da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), Vitor Augusto Koch. No ano passado, o Natal foi considerado o melhor dos últimos 10 anos, segundo a própria entidade. "Podem ter certeza: teremos um Natal muito bom, melhor do que o ano passado", afirmou. "Vou deixar a projeção para o presidente da CNDL (Roque Pellizzaro Junior), mas cresceremos pelo menos 5% sobre 2010", continuou. De acordo com Koch, haverá crescimento do faturamento do comércio no final do ano, entre outros pontos, até pela simples contabilização da alta dos preços dos produtos, gerada pela inflação. "Além disso, não existe notícia de desemprego. Então, ninguém vai deixar de comprar presentes. Certamente haverá consumo", afirmou.
Na avaliação do vice-presidente, a notícia de que o comércio colocou o pé no freio na aquisição de estoques para o final do ano se circunscreve ao setor varejista das grandes redes. "O grande varejo tem programação, pois a logística precisa estar toda contemplada", argumentou. De acordo com ele, tradicionalmente, os pequenos lojistas começam a se preparar para o Natal a partir da segunda quinzena deste mês. "Não procede dizer que há esfriamento. O consumo continua aquecido", afirmou. Koch não soube informar, porém, qual a participação de cada segmento no setor em termos de faturamento. Em relação ao CNPJ, os grandes possuem cerca de 2% do mercado, conforme ele, mas o faturamento é maior do que esse porcentual. Koch disse ainda que, historicamente, a segunda metade do ano é melhor do que a primeira para o comércio. "Aquela afirmação de que o segundo semestre é o melhor em vendas está se confirmando", disse.