quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Uso de anabolizantes revela a aparência de um corpo saudável


O uso de anabolizantes por parte dos esportistas de musculação tem demonstrado crescente aumento e trazido preocupação para a sociedade. Sua notável aceitação como algo que traz resultados estéticos rápidos aliados à facilidade de obtenção contribui para seu crescente uso e abuso. A aparência de um corpo saudável com os anabolizantes é apenas superficial, uma vez que diversas pesquisas já destacaram os efeitos adversos causados pelo uso indevido dos esteroides anabolizantes tanto físicos como psíquico.

Os hormônios esteroides anabólicos androgênicos, popularizados como anabolizantes ou "bombas" compreendem esteroides derivados da metabolização do colesterol, dentre eles a testosterona. São hormônios responsável pelo o aparecimento e manutenção das características masculinas, e são produzidos nos testículos e córtex renal.

Os efeitos anabólicos podem ser acompanhados de retenção de sal e água. A pele torna-se espessa e algumas vezes escura, e as glândulas sebáceas mais ativa, que pode resultar em acne. Ocorre o crescimento de pêlos no rosto, nas regiões púbicas e nas axilas. Há uma sensação de “bem-estar” e aumento do vigor físico, podendo aumentar a libido.

os efeitos adversos causados pelo uso inadequado dos esteroides anabolizantes são bem visíveis e entre os problemas de saúde já estudados, observou-se que no sistema cardiovascular pode ocorrer a elevação da pressão arterial, redução do HDL, trombose e arritmia. Os efeitos físicos indesejados que mais se destacam são diminuição da liberação do hormônio gonadotrofina, com consequente infertilidade, retenção de sal e água resultando em edema, adenocarcinoma do fígado, atrofia testicular, esterilidade e ginecomastia nos homem e nas mulheres inibição da ovulação, hipertrofia do clitóris, engrossamento da voz e acne. E em ambos os sexos aumentam o risco de cardiopatia e há registro de morte súbita em atletas jovens

De maneira geral, os fisiculturistas não demonstram bom nível de informação sobre os danos causados à saúde pelos anabolizantes que utilizam, e os conhecimentos que possuem sobre esses produtos, muitas vezes, não guardam relação com as suas propriedades farmacológicas, as informações sobre os efeitos colaterais são, sobretudo oriundas da experiência pessoal, da observação de colegas da academia e dos relatos de casos vivenciados por amigos ou conhecidos.

Estudos têm demonstrado que os esteroides anabólicos androgênicos causam dependência em usuários atletas competitivos e recreacionais, provocando, assim, a síndrome de abstinência ligada às síndromes comportamentais, alterações persistente da personalidade e do comportamento. Dentre os efeitos negativos do abuso estão irritabilidade, raiva e hostilidade, e sintomas cognitivos como distração, esquecimento e confusão.

A preocupação é ainda maior com aquele jovem adolescente, que no seu imediatismo, quer ganhar massa e músculos rapidamente, um corpo atlético em curto prazo, entregando-se aos anabolizantes, colocando em risco sua saúde física e psíquica.