quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Pesquisa mostra que 43% das pequenas empresas americanas acham que usar as mídias sócias é desnecessário


Eu também não acreditei quando li essa notícia em um dos meus sites favoritos sobre mídias sociais, o Mashable. Uma pesquisa realizada pela Hiscox, companhia provedora de seguros para pequenos negócios, com 304 tomadores de decisões de empresas com entre 1 e 249 funcionários, revelou que 43% deles afirmaram que as mídias sociais não são necessárias (choque!). Outros 21% não têm uma opinião formada sobre o assunto (duplo choque!).

Apenas 12% dos entrevistados achavam esses novos meios algo imprescindível para seus negócios. Em contraponto, 50% afirmaram que não viveriam sem o marketing boca a boca. Só apenas 4% falaram o mesmo sobre marketing social. =O

Mas espera um pouco! O marketing social não é uma evolução do marketing boca a boca, uma versão, digamos, digital do consumidor ajudando no sucesso de uma marca? E com tantos sites, revistas, blog – oi? Olha eu aqui! – falando sobre o assunto, como não formar uma opinião a respeito?

Segundo Nicole Perrin, editora do site e Marketer, entrevistada pelo Mashable, pequenas empresa frequentemente não possuem recursos para executar um plano de marketing social. “Eles ainda estão muito focados no boca a boca e no marketing tradicional.”

Agora bate uma grande dúvida: como será a realidade das empresas brasileiras? Será que os pequenos negócios estão se aprofundando nas mídias sociais? E para terminar, peço uma ajudinha de vocês: quais pequenas e médias empresas têm boas estratégias nas mídias sociais?