terça-feira, 9 de agosto de 2011

Fibras solúveis ajudam a eliminar gordura da região do abdome


A gordura localizada não é agradável e também não é igual. A gordura subcutânea, como o nome diz, se acumula sob a pele e é responsável principalmente pela celulite. Apesar de temida principalmente entre as mulheres, não é tão perigosa quanto à gordura visceral, que se acumula nas camadas profundas do abdome, em volta dos órgãos. Ela é a responsável pela famosa “barriga de cerveja”. E, apesar de estar associada a um maior risco de saúde, é também mais fácil de ser eliminada.

De acordo com um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Wake Forest, nos EUA, consumir mais fibra solúvel – encontrada em legumes, frutas e feijão – e realizar atividades físicas moderadas é o suficiente para eliminar ou reduzir a gordura visceral.

“Sabemos que uma taxa mais elevada de gordura visceral é associada com pressão arterial elevada, diabetes e esteatose hepática”, diz Kristen Hairston, autor do estudo. “Descobrimos que algumas mudanças simples podem ter um impacto grande da saúde”.

O estudo envolveu cerca de 1.100 pessoas, que realizaram exames físicos, entre eles uma tomografia computadorizada – exame capaz de medir de maneira precisa a quantidade de gordura subcutânea e visceral – e responderam a questionários sobre estilo de vida. Cinco anos depois, eles realizaram novamente o mesmo processo.

O resultado aponta que o consumo de 10 gramas de fibra solúvel diarimente durante o período de cinco anos parece ter ajudado a reduzir a gordura visceral em até 3,7%. Aqueles que foram submetidos à atividade física moderada associada à dieta com fibras diárias tiveram uma diminuição de aproximadamente 7,4% – praticamente o dobro – durante o mesmo período.

Segundo Hairston, podemos encontrar 10 gramas de fibras solúveis consumindo duas maçãs pequenas, uma xícara de ervilhas verdes e meia xícara de feijão. “A atividade física moderada significa se exercitar vigorosamente durante 30 minutos, de duas a quatro vezes por semana”.

Para o autor, o estudo é relevante, uma vez que fornece informações específicas sobre como a fibra solúvel pode afetar o acúmulo de peso através de depósitos de gordura abdominal. “Em nosso próximo estudo esperamos investigar se o aumento do consumo de fibra solúvel com um suplemento de fibra produzirá resultados semelhantes aos obtidos neste estudo”, finaliza.