quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Baleia gigante morre após ficar encalhada em praia na Inglaterra


Uma baleia de cerca de 16 metros de comprimento foi encontrada morta nas pedras da praia de Lynmouth, em Devon, um condado na Inglaterra, segundo informações do jornal Daily Mail desta terça-feira (9/8).

Funcionários da guarda-costeira da região afirmaram que o animal já estava morto há pelo menos um dia. Os guardas de Lynmouth estão decidindo a melhor forma de remover o mamífero do local.

A baleia-comum é o segundo maior animal do planeta, podendo alcançar 25 metros de comprimento e pesar mais de 80 toneladas. Em questão de tamanho, ela só fica atrás da baleia-azul.

Normalmente, as baleias-comuns são encontradas no hemisfério sul, mas há pequenas populações da espécie vivendo na região do Atlântico Norte.

Peter Osborne foi quem descobriu a baleia logo pela de manhã, quando ia pescar. Imediatamente, ele avisou a guarda costeira sobre a triste cena que presenciou. O animal estava cheio de ferimentos espalhados pelo corpo. Andy Cleverdon e Heidi Fargher-Harding, membros da organização dos Mergulhadores Britânicos de Resgate da Vida Marinha também ficaram impressionados com o que viram. “É a primeira vez, em vinte anos, que uma baleia morre encalhada em Lynmouth”, conta Andy.

Os guardas temem que a maré e o vento possam arrastar o corpo do mamífero para o porto de Lynmouth, atrapalhando as embarcações. Um porta-voz da organização afirmou que esforços estão sendo feitos para descobrir a causa da morte da baleia.

(Nathalia Prates)