O publicitário paulista Eduardo Fischer está de luto. Morreu nesta terça-feira (28/6) o garanhão Relâmpago do Retiro (Luar x Atinada), criação e propriedade do Haras Villa do Retiro, de Fischer. A causa foi um acidente com o caminhão que o transportava na cidade alemã de Soest-Lippetal, base da amazona australiana Hayley Beresford, montaria de Relâmpago.
O cavalo entra na história por ter sido um dos mais destacados lusitanos no adestramento. Ele colocou a raça no topo dessa modalidade de prova. Álias, com Hayley Beresford, o animal, criado em Boituva , interior paulista, brilhou no circuito europeu e competiu com categoria nos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008 . Foi o primeiro cavalo brasileiro a concorrer numa Olimpíada.
A Associação Brasileira de Criadores do Cavalo Puro-Sangue Lusitano (ABPSL), por seu presidente, José Francisco Brito Eusébio, divulgou esta nota: “A raça perdeu um de seus maiores ícones neste importante momento de avanço nos esportes. Em nome da comunidade do puro-sangue lusitano, externo as mais profundas condolências à equipe do Villa do Retiro pela passagem do animal que foi orgulho da criação brasileira da raça .”
Por Sebastião Nascimento – Do Globo Rural